Chuva do fim de semana não ameniza efeitos da estiagem na Região Sul
A chuva do fim de semana não foi suficiente para amenizar o problema da seca na Região Sul, segundo os órgãos da Defesa Civil. Desde outubro não chovia em grande parte dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e de Santa Catarina. Cerca de 377 municípios estão em situação de emergência, sendo 282 do Rio Grande os mais atingido pela estiagem.
Para os próximos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo de céu nublado com pancadas de chuvas isoladas no Paraná e em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul pode chover fraco. A Defesa Civil do Paraná estima que os efeitos da estiagem durem até março, quando o período de chuva deve se estabilizar na região.
Os ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence visitaram as regiões mais atingidas pela seca durante o fim de semana. Eles anunciaram um pacote de medidas para os estados. Entre as ações está a liberação de R$10 milhões para cada estado, a prorrogação das parcelas do financiamento agrícola e a liberação dos seguros agrícolas.
Fonte:
Agência Brasil
17/01/2012 10:59
Artigos Relacionados
Chuva ameniza clima seco no Rio Grande do Sul
Busca pelo turismo na Europa ameniza efeitos da crise econômica internacional, diz OMT
Meteorologia prevê chuva na região Sul durante toda a semana
Ações emergenciais de enfrentamento aos efeitos da estiagem
Seminário discute políticas de convivência com os efeitos da estiagem
Rio Grande do Sul sofre efeitos do La Niña com fortes chuvas e estiagem