CI aprova indicação para direção da ANA



Com 17 votos "sim", um "não" e uma abstenção, a Comissão de Serviços de Infra-estrutura (CI) aprovou nesta terça-feira (2) a indicação de Dilma Seli Pena Pereira para o cargo de diretora da Agência Nacional de Águas (ANA). O relator da indicação foi o senador Arlindo Porto (PTB-MG), que emitiu parecer favorável.

Em sua exposição, Dilma Pereira explicou que a ANA está descentralizando operações para estados e municípios quando for necessário convergir interesses e objetivos. Como exemplo, ela destacou o programa de compra de esgoto tratado, pago pelo resultado obtido e pela qualidade do serviço prestado pelos concessionários. Segundo Dilma, a ANA não participa da escolha dos concessionários, apenas induz o processo e paga o equivalente a 50% do custo do investimento realizado pelos concessionários. A ANA também é responsável pela fiscalização e emissão do certificado que permite aos concessionários receberem pelo esgoto tratado. Dilma explicou ainda que em 2001 foram contratadas 17 estações de tratamento de esgoto e em 2002 mais 25 ou 30 estações deverão ser contratadas.

O senador Arlindo Porto elogiou a inovação representada pelo programa de compra de esgoto tratado e ressaltou a importância da conscientização da sociedade. O senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) destacou a importância de investimento na prevenção. Como exemplo, citou as seis hidrelétricas que já estão licitadas e serão construídas ao longo do Rio Tocantins e sugeriu ações como o repovoamento de peixes e reflorestamento de margens.

O senador Paulo Souto (PFL-BA) quis saber que tipos de recursos seriam considerados como investimento pela ANA e se pequenas áreas poluídas, fora das grandes metrópoles, também poderiam pleitear recursos do programa de despoluição. Dilma explicou que a única restrição em relação a recursos são os oriundos do Orçamento Geral da União, que não podem ser alocados duas vezes, e que os concessionários podem utilizar recursos próprios, dos orçamentos dos estados e municípios e empréstimos nacionais e internacionais. Ela relatou ainda que a ANA já tem financiado projetos de poluição em áreas pequenas até como forma de prevenção, evitando que áreas maiores sejam atingidas.



02/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova indicação para direção da Abin

CI aprova indicação de Bernardo Oliveira para direção-geral da ANTT

Comissão aprova indicação de José Juhrosa Júnior para direção da Aneel

Plenário do Senado aprova indicação de Paulo Lacerda para direção da Abin

Indicação para direção da ANP já tem relatório

Indicação de Yazbek para direção da CVM passa na CAE