Comissão aprova indicação de José Juhrosa Júnior para direção da Aneel



A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) sabatinou e aprovou nesta quarta-feira (16), por unanimidade, a indicação de José Jurhosa Júnior para o cargo de diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Após o anúncio do resultado da votação, os senadores requereram urgência para a votação, no Plenário, da indicação do candidato ao cargo de diretor da Aneel.

José Jurhosa Júnior é servidor da Aneel desde 1998. Engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), o indicado também atuou em várias áreas da Centrais Elétricas Matogrossenses S.A. (Cemat), antes de ingressar na agência.

Em 1998, já na Aneel, trabalhou na Superintendência de Concessões e Autorizações de Transmissão e Distribuição. De 1999 a 2006, atuou na fiscalização dos serviços de eletricidade.Nos últimos sete anos atua como assessor da diretoria da Aneel e, desde 2007, é vice-presidente da comissão especial de licitação do órgão.

Jurhosa disse que tem consciência dos objetivos da agência, que, segundo ele, estão apoiados no tripé regulação, fiscalização e mediação do setor elétrico. Para ele, o regulador tem vários desafios.

- Cito como desafios constantes para o regulador a estabilidade regulatória, a transparência no exercício das suas funções, a preservação da autonomia administrativa, orçamentária e financeira e de pessoal da agência, e, também, da independência da agência em relação aos interesses dos setores regulados – afirmou.

Vários senadores se pronunciaram em favor do candidato, como Osvaldo Sobrinho (PTB-MT), Blairo Maggi (PR-MT), Delcídio do Amaral (PT-MS), Lobão Filho (PMDB-MA), Ivo Cassol (PP-RO) e Wellington Dias (PT-PI). O senador Delcídio ressaltou a importância da agência e disse que ela deve ser essencialmente de Estado, e não de governo.

- Essa iniciativa da indicação do Juhrosa vem ao encontro disso. Porque é gente que conhece o setor, portanto tem altivez, tem conhecimento e tem qualidade para debater com o mercado. E as agências reguladoras precisam ter quadros assim – afirmou.

A comissão fez ainda a leitura do relatório do senador Alfredo Nascimento (PR-AM) sobre a indicação de Paulo Sérgio Oliveira Passos para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes (ANTT). O relatório, favorável à indicação, foi encaminhado para vista coletiva, e a sabatina deve acontecer na próxima semana.



16/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Infraestrutura aprova indicação para diretoria da Aneel

CI vota indicação de Mário Rodrigues Júnior para direção da ANTT

CI aprova indicação para direção da ANA

CRE aprova indicação para direção da Abin

CI aprova indicação de Bernardo Oliveira para direção-geral da ANTT

Plenário do Senado aprova indicação de Paulo Lacerda para direção da Abin