CI elege Lúcia Vânia presidente e Blairo Maggi vice



Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Blairo Maggi (PR-MT) foram eleitos na manhã desta quinta-feira (17), respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) para o biênio 2011/2012.

Após eleita, a senadora afirmou que colocará em pauta na comissão a discussão de várias propostas, como as que alteram o Plano Nacional de Viação (PNV).

- O Sistema Nacional de Viação recebeu vetos que o prejudicaram muito e nós ficamos num limbo e temos que resolver este imbróglio - afirmou a senadora.

Já Blairo Maggi enfatizou que a CI é uma comissão de extrema importância e relevância para o país.

- O Brasil vive um momento de crescimento econômico bastante grande, mas precisamos que esse crescimento tenha sustentação para fazermos os investimentos necessários em infraestrutura - alertou o vice-presidente.

Em seguida, vários senadores afirmaram ser a CI uma das comissões mais importantes da Casa, pois discute justamente os investimentos que o país precisa para crescer com sustentabilidade. Na sequência, muitos parlamentares apresentaram requerimentos, a maioria para convidar autoridades e ministros para discutirem as prioridades de suas áreas para o país.

No entanto, Lúcia Vânia somente acatou um deles, de autoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), mas subscrito também por ela e outros senadores, para que a CI possa integrar a audiência pública conjunta que será realizada na próxima quarta-feira (23) para discutir o programa nuclear brasileiro.

Subcomissões

Na próxima reunião da CI, deverão ser analisados três requerimentos para criação de subcomissões - a primeira para debater temas relacionados ao desenvolvimento urbano, a segunda para acompanhar os investimentos da Petrobras e suas subsidiárias e uma última destinada a diagnosticar os gargalos na infraestrutura e na competitividade do Brasil no mercado mundial.

Também deverão ser analisados requerimentos para convidar os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão; das Cidades, Mário Negroponte; da Integração Nacional, Fernando Bezerra; dos Transportes, Alfredo Nascimento; e da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristiano, para apresentar as diretrizes e os programas prioritários de suas respectivas pastas para os próximos anos.



17/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda será relator da CPI das ONGs e Lúcia Vânia, vice-presidente

Blairo Maggi relata encontro com o presidente eleito do Paraguai

Blairo Maggi é eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente

Blairo Maggi apoia Alfredo Nascimento e diz que PR espera esclarecimentos da presidente da República

Blairo Maggi homenageia matogrossenses Gilmar Mendes e Eraí Maggi

CAS ELEGE OSMAR DIAS PRESIDENTE E HELOÍSA HELENA VICE-PRESIDENTE