CIC inicia 2º módulo do curso de formação de mediadores



Esta segunda etapa terá carga horária de 14 horas e três estágios de mediação

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, iniciou na sexta-feira, 22, o segundo módulo do curso de formação de mediadores. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a sociedade civil e tem como objetivo a promoção da mediação como forma pacífica de solução de conflitos na periferia da capital.

O módulo consiste em estágio supervisionado, com casos verídicos, nos postos fixos do CIC, no Centro de Referência Ação Família (CRAF) e em escolas municipais do distrito de Brasilândia. A segunda etapa terá a carga horária de 12 horas e o estagiário passará por três fases da mediação: observação de campo, observação de mesa e mediação.

“Na observação de campo, o estagiário observa a postura do mediador e co-mediador e ouve as partes, sem a visualização. Já na observação de campo, o aluno tem a visão panorâmica do mediador e das partes envolvidas, para somente depois participar da mediação em si”, explica o supervisor do curso no CIC Leste, Henrique Mattar Neme.

A terceira etapa do curso, prevista para abril e maio, será teórica e abordará, de maneira mais específica, vários tipos de mediação, como familiar, meio-ambiente, trabalhista, escolar, entre outras.

Os distritos escolhidos para o projeto foram Grajaú (Zona Sul), Lajeado (Zona Leste) e Brasilândia (Zona Norte). Os três bairros já são objetos de outras intervenções de redução de violência. Em outra frente, o projeto será aplicado nos postos fixos do CIC, aprimorando a "Câmara de Mediação" já existente no programa da Secretaria da Justiça.

Além das secretarias da Justiça e da Segurança Pública, fazem parte da parceria representantes da Defensoria Pública, das pastas municipais do Verde e Meio Ambiente, dos Negócios Jurídicos, de Participação e Parceria, de Assistência e Desenvolvimento Social e da Comissão Municipal dos Direitos Humanos, além de representantes da sociedade civil, do instituto “Sou da Paz” e do Centro Brasileiro de Estudo e Pesquisas Judiciais (Cebepej).

 

Da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania

(I.P.)

 



02/26/2008


Artigos Relacionados


Justiça: Secretaria abre inscrições para curso de formação de mediadores

Justiça: Secretaria abre inscrições para curso de formação de mediadores

Polícia Rodoviária Federal inicia Curso de Formação

Curso de microscopia abre módulo de biologia estrutural

CMA inicia debate sobre formação de preços de obras públicas

UnB oferece curso de formação de gestores culturais