Cícero Lucena: distribuição gratuita de medicamentos já foi posta em prática pelo PSDB
Em pronunciamento nesta quarta-feira (9), o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) registrou a iniciativa do governo que prevê a distribuição gratuita de remédios para hipertensos e diabéticos por meio da Farmácia Popular. O senador, no entanto, lembrou que essa política publica já fez parte de um governo do PSDB, sendo posta em prática no período em que ele foi prefeito de João Pessoa (1997-2004), com o fornecimento e distribuição de medicamentos de uso contínuo pelos correios.
A distribuição de remédios, ressaltou Cícero Lucena, também fora adotada pelo ex-governador de São Paulo José Serra por meio do Programa Dose Certa, que distribuiu diversos tipos de medicamentos básicos à população, a maioria produzido pela Fundação do Remédio Popular, do governo paulista. A iniciativa também foi incorporada ao programa contraceptivo e de saúde mental.
Cícero Lucena lembrou ainda que tramita na Câmara dos Deputados projeto de sua autoria que acrescenta ao Serviço Único de Saúde (SUS) o fornecimento de remédios de uso contínuo não sujeitos a controle especial pelos correios e agentes comunitários de saúde (PLS 28/07). O projeto foi aprovado por unanimidade na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e em Plenário, sendo encaminhado à Câmara em agosto de 2007.
- Portanto, peço que o governo federal saia da propaganda e abrace verdadeiramente o programa de distribuição gratuita de medicamentos, e que esses benefícios cheguem a todos os municípios brasileiros - afirmou.
09/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cícero Lucena pede que deputados votem distribuição gratuita de uniforme em escolas públicas
Cícero Lucena pede a deputados que votem projeto que prevê distribuição de medicamentos pelos Correios
Cícero Lucena é a opção do PSDB para a 1ª Secretaria
Distribuição gratuita de medicamentos é disciplinada em dois projetos que aguardam parecer da CCJ
Distribuição gratuita de medicamentos do programa Farmácia Popular começa nesta segunda (14)
Aprovado voto de pesar pelo falecimento da mãe do senador Cícero Lucena