Cícero Lucena pede a deputados que votem projeto que prevê distribuição de medicamentos pelos Correios
O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) fez um apelo em Plenário, nesta terça-feira (27), à Câmara dos Deputados para que vote projeto de lei de sua autoria que permite ao Serviço Único de Saúde (SUS) o fornecimento, pelos correios e agentes comunitários, de remédios de uso contínuo não sujeitos a controle especial.
Ele endereçou o pedido especificamente aos deputados que integram a Comissão de Seguridade Social e Família, Finanças e Tributação e da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara, onde o projeto será votado em caráter terminativo.
A proposta (PLS 28/07) foi aprovada por unanimidade na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e em Plenário, tendo sido encaminhada a Câmara dos Deputados em agosto de 2007.
Cícero Lucena defendeu o texto lembrando que, embora muitos estados e municípios adotem políticas de fornecimento de várias modalidades de medicamentos, muitos tratamentos têm sido interrompidos, tanto pela eventual falta dos remédios, quanto pela dificuldade de muitos desses pacientes de procurar as unidades de saúde para recebê-los.
- Sobre a justeza desse direito, contudo, não resta a menor sombra de dúvida. A Constituição de 1988, ao elencar os direitos sociais fundamentais, foi absolutamente clara ao garantir o pleno e integral direito à saúde, tocando ao Estado prover as condições indispensáveis à sua concretização, com acesso universal e igualitário de toda cidadã, de todo cidadão, às ações e aos serviços oferecidos pelo sistema público — disse.
27/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cícero Lucena pede que deputados votem distribuição gratuita de uniforme em escolas públicas
Cícero Lucena: distribuição gratuita de medicamentos já foi posta em prática pelo PSDB
Suplicy pede a deputados que votem projeto seu que institui a linha oficial de pobreza
Cícero Lucena pede prioridade a projeto que concede isenção de Imposto de Renda a idosos
Mozarildo pede que deputados votem projetos de sua autoria
Paim pede a deputados que votem projetos que beneficiam área social