Ciclo de encontros com prefeitos chega ao final após 31 encontros em todo o País



Atendimentos técnicos pelos ministérios aos gestores públicos municipais foi o destaque do Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas de Pernambuco, realizado nesta segunda-feira (02), com coordenação da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Ideli Salvatti, responsável pela relação da Presidência da República com estados e municípios.

Com a edição de Pernambuco, o governo federal encerra o ciclo de orientações técnicas aos municípios brasileiros. A ministra Ideli apresentou os resultados dessa ação de Governo durante a abertura do encontro, que foi realizado em Gravatá e reuniu prefeitos de todo o Estado.

“Em Pernambuco nós estamos fechando com chave de ouro os Encontros com prefeitos feitos em todo o País. Foram 31 edições do evento, pois em alguns estados, como Minas Gerais e São Paulo, devido à quantidade de prefeituras, tivemos que ir mais de uma vez. Até agora, o público dos Encontros foi de mais de 30 mil pessoas e foram feitos mais de 28 mil atendimentos a gestores municipais interessados em conhecer os procedimentos para celebrar parcerias com o governo federal ou em solucionar questões que estejam travando contratos já celebrados”, disse. De acordo com a ministra, a participação dos prefeitos nos Encontros foi, em média, de 72%.

A ministra destacou na abertura do Encontro de Pernambuco a preocupação do governo federal com a arrecadação municipal. Ela lembrou que a presidenta Dilma adotou políticas de desoneração tributária em vários setores, para contornar a crise econômica, o que teve reflexo na arrecadação. "Mas não foram só os municípios que sentiram essa redução, os estados e a União também. Mas tudo isso foi feito para alcançar o resultado positivo que tivemos na manutenção do emprego. Foi um sacrifício, mas era preciso enfrentar isso para salvar o País", afirmou ela.

Ideli lembrou, no entanto, que o governo federal trabalhou em diversas frentes para socorrer os municípios. "No caso do Nordeste, uma das piores secas afetou a região, e a presidenta Dilma mandou entregar caminhões-pipa. Ainda foi autorizada a liberação de R$ 3 bilhões de auxílio aos municípios, sem nenhuma vinculação. Pernambuco ficou com a fatia de R$ 73,8 milhões. Todos os investimentos já feitos, incluindo Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida, representam algo em torno de 3% do FPM diretamente para os municípios”, garantiu.

Neste Encontro em Pernambuco, o governo federal fez entrega de 25 caminhões-pipa para auxiliar os municípios no combate a seca. No estado, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vem beneficiando 170 municípios com equipamentos que, além de combater a estiagem, garantem a melhoria das estradas vicinais e do fluxo da produção agrícola. Quase 500 máquinas já foram entregues, entre retroescavadeiras, motoniveladoras, pá-carregadeiras, caminhões-pipa e caçamba. Nessa etapa, foram beneficiados os municípios: Afogados da Ingazeira; Afranio; Arcoverde; Belém De São Francisco; Betânia; Cabrobo; Calumbi; Carnaíba; Carnaubeira da Penha; Ibimirim; Iguaraci; Inajá; Ipubi; Itapetim; Oroco; Parnamirim; Quixaba; Salgueiro; Santa Cruz da Baixa Verde; Santa Filomena; São Jose Do Belmonte; São Jose Do Egito; Tabira; Tacaratu; e Verdejante.

A abertura do Encontro também teve presença de autoridades municipais e estaduais, além de senadores e deputados federais e estaduais. O prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano, anfitrião do evento em Pernambuco, destacou: "que esse encontro sirva para ajudar os prefeitos a dar continuidade a essa parceria com a União que tanto beneficiam a população".

Já o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, destacou as parcerias entre governo federal e prefeituras. "A pauta municipalista é permanente, mas também temos ações muito positivas. É preciso reconhecer que a implantação dos programas sociais tem reduzido as desigualdades sociais. E todos esse programas precisam da participação e do envolvimento das prefeituras. Nada é feito sem essa parceria. Por isso, esse evento é de extrema importância para fortalecer essa relação".

Sobre o Encontro

O objetivo é intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. As capacitações foram realizadas em todos os estados brasileiros. O primeiro estado a receber o encontro foi Sergipe. Com a realização dos Encontros Estaduais, o governo federal capacitou às prefeituras para que elas não tenham dificuldades de acessar os recursos federais, obedecendo as regras em vigor que demandam de conhecimento técnico. Com isso, a gestão dos recursos também será mais eficiente.

A ideia de percorrer o País levando essas informações surgiu em janeiro, após o Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas em Brasília, com presença da presidenta da República, Dilma Rousseff. “Na ocasião, e principalmente por causa da renovação no número de prefeitos eleitos após as eleições municipais, a presidenta Dilma disse que não queria nenhuma prefeitura fora dos benefícios concedidos pelo governo federal por falta de informação. Foi aí que saímos em caravana”, explicou a ministra Ideli.

Fontes:
Portal Federativo
Secretaria de Relações Institucionais



03/12/2013 17:54


Artigos Relacionados


Termina ciclo de Encontros de Políticas Públicas de Juventude

Encontros estaduais com prefeitos totalizam 28,9 mil atendimentos

MDA participa de encontros com prefeitos Juiz de Fora

Serys convida Dilma para encontros de prefeitos no MT

Petrobras promove encontros socioambientais em 12 estados do País

Suzana Kahn: País terá papel ainda mais ativo em encontros sobre aquecimento global