Cidadão de bem é "prisioneiro do medo", alerta Romeu Tuma
Ao discursar nesta quinta-feira (15), em Plenário, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) afirmou que o cidadão de bem no Brasil é "prisioneiro do medo" e não sai mais às ruas, temeroso de que algo vá acontecer, "na certeza de que a evolução do crime não pára".
Romeu Tuma registrou a realização, na quarta (14), de missa em apoio à família do menino João Hélio, na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, lembrando que amultidão presente à missa pediu, em coro, por socorro. Um apelo, segundo o senador, "que toda a sociedade deve ouvir". João Hélio foi morto ao ser arrastado pelo carro da família, tomado por ladrões.
Este apelo, afirmou o senador, precisa ser ouvido principalmente por quem tem a responsabilidade de atender às angústias da sociedade.
Romeu Tuma ressaltou que a violência não ocorre apenas nas grandes cidades - lembrando que o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, "está em desespero na luta contra a criminalidade" - mas também em cidades do interior, onde vêm ocorrendo assaltos a banco.
Romeu Tuma, que é policial federal de carreira, tendo ocupado o cargo de diretor da Polícia Federal, afirmou que o sistema penitenciário do Brasil também está em crise.Para o senador, essa é uma das razões pelas quais muitos se manifestam contrários à redução da maioridade penal.
Mesmo sendo a favor da redução da maioridade penal, Romeu Tuma disse que é contrário ao encarceramento de menores em presídios comuns. Ele sugeriu a criação de entidades especiais, onde os menores não sejam colocados junto com criminosos mais experientes.
Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) elogiou o discurso do colega e disse que apenas 2% dos condenados brasileiros estão presos. Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), também em aparte, prestou solidariedade à família do menino João Hélio.
15/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
ROMEU TUMA ALERTA SOBRE TRANSAÇÃO COM FLORESTA
Tuma registra assalto a escritório do deputado Romeu Tuma Júnior
Romeu Tuma homenageia FAB no Dia do Aviador
Romeu Tuma é eleito presidente da CAS
Romeu Tuma homenageia PM de São Paulo
ROMEU TUMA É SAUDADO POR SENADORES