Cidadão pode verificar pontos de acesso à internet em estados e municípios do País
O sistema "Fique Ligado" fornece informações sobre os locais de navegação, o tipo e a prestadora que oferece o serviço, e ainda, as restrições e dicas de uso
A partir de agora, os brasileiros poderão identificar os locais, nos estados e municípios, que oferecem serviço de internet com tecnologia Wi-Fi, assim como a velocidade mínima e máxima de navegação e se a conexão é gratuita ou não.
As informações sobre os pontos de acesso são apresentadas no sistema “Fique Ligado”, desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e disponibilizado para a população nessa terça-feira (14). O sistema pode ser acessado pelo site da Anatel.
Lançado em 2012, o Fique Ligado é um sistema que utiliza a ferramenta de georreferenciamento para disponibilizar na internet as informações dos serviços de telecomunicações. Inicialmente, o sistema apresentava, apenas, os dados dos orelhões, a partir de agora, também os pontos de acesso à internet, os chamados hotspots.
Com o novo módulo, é possível consultar, inclusive em inglês, a quantidade de hotspots em cada estado e município, sua localização georreferenciada, categoria que representa o tipo de local em que o serviço pode ser acessado (tais como: academia, aeroporto, café, centro de convenções, estádios), além do tipo de acesso. Também é possível obter dicas de uso, informações e a data na qual as elas foram atualizadas no sistema, além da prestadora do serviço.
A ação da Agência está relacionada à prestação de informações dos serviços de telecomunicações ligada aos grandes eventos internacionais, que serão sediados no Brasil de 2013 a 2016.
Prestadoras
Atualmente, estão disponíveis as informações das empresas que respondem por cerca de 90% dos pontos de acesso wi-fi, distribuídos conforme respectivas áreas de atuação. De acordo com a Anatel, todas as informações disponibilizadas são fornecidas periodicamente pelas prestadoras dos serviços.
- Equipamento irá melhorar serviço de telefonia móvel em locais com sinal fraco
- Universidades terão conexão com a internet 50 vezes mais rápida
- Prestadoras não podem condicionar a oferta da banda larga à aquisição de qualquer outro serviço ou facilidade
- Metas de qualidade da internet começam a valer no País
- Aparelho de avaliação da qualidade da internet chega a 7 estados e ao DF
15/05/2013 12:11
Artigos Relacionados
Cidadão pode verificar informações com aplicativo de dados governamentais
Governo diz que País pode dobrar acesso à internet em quatro anos
Orelhões terão pontos de acesso à internet via wi-fi
Cidadão pode enviar pela internet sugestões ao novo CPC
Cidadão pode acessar Serviço de Achados e Perdidos dos Correios pela internet
Cidadão pode participar pela internet de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores