Cidadãos enviam ao Senado sugestões para o novo Código de Processo Civil



O serviço Alô Senado, da Secretaria de Pesquisa e Opinião do Senado, recebeu, no período de 27 de agosto a 30 de setembro, 740 mensagens com propostas para o projeto de lei que cria o novo Código de Processo Civil (PLS 166/2010), em tramitação na Casa.

Do total de sugestões recebidas através de formulário disponibilizado via internet, 664 foram encaminhadas à Comissão Temporária para a Reforma do Código de Processo Civil do Senado. Outras 76 mensagens foram devolvidas aos cidadãos com solicitação de esclarecimentos ou mais informações, ou excluídas por não conformidade com o assunto.

Dos cidadãos que enviaram sugestões para a comissão, 80% são homens e 20%, mulheres. A maioria das pessoas que enviaram manifestações - 78% - tem entre 20 e 49 anos de idade; no que se refere à escolaridade, 48% tem pós-graduação, e 45%, ensino superior.

O maior número de sugestões veio da Região Sudeste, com 56%; em seguida, vêm as Regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste, com 15%, 14% e 13%, respectivamente.

O artigo mais citado, com 16% das sugestões foi o 967, que trata do prazo para a destruição dos autos processuais. Também foram objeto de propostas os artigos 73 (3%), segundo o qual o vencido deverá pagar os honorários do advogado do vencedor; e o 804 (2%), que estabelece critérios para a alienação judicial.

Durante o período em que os cidadãos puderam enviar manifestações, o Alô Senado recebeu propostas de alterações para 300 artigos do novo Código de Processo Civil, o que corresponde a 31% do texto integral.

Pelo cronograma da comissão, os relatores setoriais têm até o dia 26 deste mês para entregarem seus pareceres ao colegiado. Já o senador Valter Pereira (PMDB-MS), relator-geral da Comissão Temporária para a Reforma do Código de Processo Civil, deverá apresentar o seu relatório até o final de novembro.



14/10/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relator do novo Código de Processo Civil colhe sugestões do STF

Valter Pereira pede a Peluso sugestões ao novo Código de Processo Civil

Começa reunião de comissões que vão preparar novo Código Penal. Cidadãos podem mandar sugestões

Senado lança catálogo de obras raras e o anteprojeto do Novo Código de Processo Civil na Bienal de São Paulo

Câmara pode votar em março projeto do novo Código de Processo Civil proposto pelo Senado

Novo Código de Processo Civil não permitirá decisões diferentes em um mesmo processo com muitos demandantes