Cidade de Deus ganha primeiro banco comunitário do Rio de Janeiro
A Cidade de Deus, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, ganhou nesta quinta-feira (15) o primeiro banco comunitário do município. O banco vai operar com uma moeda social, o CDD, que tem valor equivalente ao do real. O objetivo é conquistar os consumidores, promovendo o desenvolvimento da comunidade por meio do financiamento da produção de bens e serviços e do consumo no comércio da região.
Segundo o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, todos ganham com a chegada do banco à comunidade. “A riqueza gerada aqui permanecerá aqui. Os moradores da Cidade de Deus têm enorme potencial de produzir riquezas internamente, de negociar e usar o mercado do bairro”, disse.
As notas trazem estampadas imagens de pessoas de importância social na comunidade e também da Casa do Barão (da Taquara), que fica na Fazenda Olho D'Água.
O Banco Comunitário Cidade de Deus é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário. Com as moedas sociais, de 0,50 centavos, 1, 2, 5 e 10 CDDs, equivalentes a reais, os moradores terão até 10% de desconto no comércio local. Além disso, eles poderão ter acesso a linhas de crédito em reais para investir na produção e a empréstimos em moeda social para o consumo.
Fonte:
Agência Brasil
15/09/2011 20:12
Artigos Relacionados
Cidade de Deus ganha Casa de Direitos
Banco do Brasil inaugura nesta terça agências no Complexo do Alemão e Cidade de Deus
Cidade de Adolfo ganha primeiro Centro “Conviver”
UPP da Cidade de Deus oferecerá serviços de acesso à Justiça
Audiência pública na Cidade de Deus discute demandas da comunidade
Programa Academia nas Praças inaugura núcleo em Cidade de Deus no sábado