Cidade de Deus ganha Casa de Direitos
Facilitar a promoção de políticas e serviços públicos de acesso à Justiça e à cidadania nas comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Esse será o papel da Casa de Direito que será inaugurada neste sábado, às 10h, na comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.
O projeto é uma iniciativa do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ), em parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro, Caixa Econômica Federal e órgãos do Sistema de Justiça.
A Casa de Direitos vai disponibilizar serviços públicos de mediação comunitária, identificação civil (com emissão de certidões de nascimento, casamento, óbito e escritura), assistência integral da Defensoria Pública, atendimento dos tribunais, do Detran, Caixa Econômica Federal. A estimativa é que mais de sete mil pessoas sejam atendidas por mês.
O núcleo de justiça comunitária da Casa de Direitos é fixo e funcionará diariamente. Outros serviços como do Procon e da Defensoria Pública da União funcionarão, inicialmente, em sistema de itinerância.
O trabalho do núcleo de Justiça Comunitária será realizado por agentes comunitários que se utilizam técnicas de mediação, articulação social e educação sobre direitos para prevenção e resolução de conflitos. A previsão é que, só no núcleo de justiça, sejam realizados, no mínimo, 3.500 atendimentos mensais.
Já as ações do “Programa Justiça Itinerante”, do TJ/RJ, serão realizadas em um trailer que já funciona na Cidade de Deus, porém estacionado na frente da Casa.
Serviço
Inauguração da Casa de Direitos
Data: 23/11/2013 (sábado)
Horário: 10h
Local: Rua Daniel, n.º 84, Cidade de Deus.
Fonte:
22/11/2013 17:35
Artigos Relacionados
Cidade de Deus ganha primeiro banco comunitário do Rio de Janeiro
UPP da Cidade de Deus oferecerá serviços de acesso à Justiça
Audiência pública na Cidade de Deus discute demandas da comunidade
Programa Academia nas Praças inaugura núcleo em Cidade de Deus no sábado
Equipe do filme "Cidade de Deus" recebe voto de louvor do Senado
População da Cidade de Deus recebe atendimento jurídico itinerante neste sábado (30)