Cidade de Itaoca decreta Estado de Calamidade Pública
Município foi atingido por enchentes e inundações na noite de domingo, 12 e madrugada desta segunda-feira, 13
A cidade de Itaoca, localizada no interior do Estado de São Paulo, decretou Estado de Calamidade Pública em decorrência das perdas humanas e materiais, ocasionadas pelas enchentes e inundações que atingiram o município na noite de domingo, 12 e madrugada desta segunda-feira, 13.
Segundo a Defesa Civil Estadual (Cedec-SP) aproximadamente 100 casas foram afetadas e 12 corpos já foram localizados. Estima-se ainda que 10 pessoas estejam desaparecidas. Cerca de 332 pessoas (83 famílias) estão desalojadas e 20 pessoas foram abrigadas na Escola Municipal Elias Lages de Magalhães.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
Um Posto de Comando Unificado, localizado no Fundo Social do Município, auxilia no socorro e assistência aos atingidos, com apoio da Defesa Civil Estadual, do Instituto Geológico, do Corpo de Bombeiros (15 bombeiros, 4 cães farejadores e 5 viaturas) e do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (GRAU/ Secretaria de Saúde). Mais uma equipe com médico, enfermeiro, vacinas e remédios deve chegar ao local.
Já foram disponibilizados cerca de 300 cestas básicas, 1.000 colchões, 260 kits de vestuário (agasalho), 145 kits de higiene pessoal e 100 kits de limpeza. A cidade de Registro também está enviando materiais de ajuda humanitária para o depósito de Apiaí, cidade vizinha, caso seja necessário.
Enquanto acompanhava os trabalhos de ajuda à cidade, o governador Geraldo Alckmin anunciou a construção de 90 casas no município, para as famílias que tiveram as moradias atingidas. As cidades de Apiaí e Ribeira, o DER e a Codasp disponibilizaram maquinários (caminhões e retroescavadeira), para auxiliar nos trabalhos de limpeza e desobstrução das vias. A Sabesp está responsável por fornecer água potável e caminhão pipa para limpeza das ruas.
Do Portal do Governo do Estado
01/14/2014
Artigos Relacionados
Governo decreta estado de calamidade pública em Itaóca
Município de SP decreta estado de calamidade pública por causa de enchente
Governo do Rio decreta estado de calamidade pública em sete cidades da região serrana
Município gaúcho decreta calamidade pública por causa da chuva
Roraima decreta situação de calamidade pública em virtude de chuvas
Defesa Civil decreta estado de atenção para enchentes na cidade de São Paulo