Município de SP decreta estado de calamidade pública por causa de enchente



A prefeitura do município de Eldorado, localizado no Vale do Ribeira, em São Paulo, decretou estado de calamidade pública por causa da enchente que deixou 8,5 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. A cheia do Rio Ribeira de Iguape provocou prejuízos em mais 16 cidades banhadas pelo rio e seus afluentes.

O total de desabrigados na região chega a 10 mil. O decreto de calamidade pública foi assinado no fim da tarde de quarta-feira (3) pelo prefeito de Eldorado, Donizete Antônio Oliveira, por orientação da Defesa Civil do estado.

Segundo a prefeitura, 70% da cidade chegou a ficar submerso e o prejuízo econômico está próximo de R$ 30 milhões. O abastecimento de água está sendo feito apenas por meio de caminhões-pipa enviados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

“Além dos danos aos moradores na área urbana, estimamos que 80% da produção agropecuária do município foram danificados. Falta tudo na cidade. Recebemos ajuda do governo estadual, mas ainda precisamos de produtos de higiene e limpeza, colchões e comida”, declarou o prefeito.

A Defesa Civil informou que o nível do rio já baixou na maioria das cidades. Em Registro, onde o nível normal é de 3 metros, a última medição feita nesta quinta-feira (4) apontou 5,91 metros e a previsão é que chegue a 6,5 metros no fim da tarde. Em Eldorado, onde o nível do rio chegou a 13,3 metros, 8,3 metros acima do normal, a última medição marcou 9,92 metros.

Dados da Defesa Civil mostram que em Registro há 720 pessoas desabrigadas e desalojadas, 500 em Sete Barras e 120 em Iguape. Nos demais municípios da região onde havia pessoas nessas condições, a situação já foi normalizada. O abastecimento de água e luz é precário nos bairros rurais de Sete Barras, onde 60% da produção agropecuária foram perdidos.

De acordo com a Defesa Civil, não chove na região desde a madrugada de terça-feira (2).


Fonte:
Agência Brasil



04/08/2011 16:30


Artigos Relacionados


Município gaúcho decreta calamidade pública por causa da chuva

Governo decreta estado de calamidade pública em Itaóca

Cidade de Itaoca decreta Estado de Calamidade Pública

Governo do Rio decreta estado de calamidade pública em sete cidades da região serrana

Roraima decreta situação de calamidade pública em virtude de chuvas

Cidades catarinenses decretam calamidade pública por causa da chuva