Cidade do Paraná cria curso de capacitação profissional para haitianos



A Prefeitura do município de Pinhais, no Paraná, inaugurou na última segunda-feira (4) um projeto de capacitação para os imigrantes haitianos. O projeto, do Centro de Referencia em Direitos Humanos do município, realizado em parceria com o Sesi e com o Instituto Positivo, tem o objetivo de capacitar os estrangeiros que vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida, após o terremoto ocorrido no Haiti em 2010. 

A parceria firmada possibilitará que os estrangeiros continuem tendo capacitação em diferentes módulos: formação básica em português e matemática, formação pessoal, segurança e saúde no trabalho, e inclusão digital. As aulas tiveram inicio na última segunda-feira (4). 

Terremoto no Haiti

 O terremoto que assolou o Haiti em 2010 fez com que um grande número de haitianos, migrassem procurando melhores oportunidades de emprego e maior qualidade de vida. Um dos locais que recebeu os imigrantes foi o município de Pinhais.

O Centro de Referência em Direitos Humanos do município percebeu então a grande quantidade de haitianos e as suas necessidades. Em parceria com lideranças locais e órgãos municipais, diversas ações foram realizadas, como encaminhamentos para emprego pela Agência do Trabalhador, a sensibilização sobre o Sistema Único de Saúde – SUS, visto que vários já chegaram com problemas de saúde e o auxílio nas questões sociais e regularização da documentação através do Centro de Referência.

Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos



08/11/2013 15:39


Artigos Relacionados


Via Rápida Emprego oferece curso gratuito de capacitação profissional

Haitianos recebem capacitação do Brasil sobre direitos da pessoa com deficiência

CAS examinará criação de licença para capacitação profissional

Via Rápida oferece 1.108 vagas para cursos de capacitação profissional

Brasil e EUA assinam acordo para capacitação profissional entre farmacopeias

Em coluna, presidenta Dilma fala sobre capacitação profissional para jovens