Cidades abrirão postos de coleta de lixo eletrônico no Dia do Consumidor Consciente



As estações de metrô de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro estarão com postos de recolhimento de lixo eletrônico de quarta-feira (12) ao dia 26 de outubro. O material será reaproveitado ou descartado de forma correta, sem danos para o meio ambiente. A expectativa é recolher pelo menos 50 toneladas de lixo eletrônico, como por exemplo, celulares que não funcionam mais, videocassetes ultrapassados, computadores antigos, notebooks pifados e outros eletroportáteis, que vão direto para a reciclagem.

Quem passar pelo metrô nas quatro capitais no sábado (15), Dia do Consumidor Consciente, vai poder acompanhar o lançamento simultâneo da iniciativa. Em Brasília, a abertura será feita pelo diretor do Departamento de Ambiente Urbano, Silvano Silvério. Em Belo Horizonte, pela diretora do Departamento de Produção e Consumo Sustentável, Laura Valente. Em São Paulo, pelo secretário executivo Francisco Gaetani; e, no Rio de Janeiro, pela secretária de Articulação Institucional, Samyra Crespo.

O posto de coleta em São Paulo estará funcionando na estação do Tucuruvi, na Linha 1 Azul. No Rio, na Carioca, no centro; em Belo Horizonte, na Eldorado; e, em Brasília, o consumidor poderá deixar seus produtos eletrônicos na estação Galeria.

A ação é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, as Companhias do Metropolitano (Metrô) de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, a concessionária MetrôRio, o Carrefour, a Phillips do Brasil, a Oxil, empresa que atua no mercado de reciclados desde 1988, e a Descarte Certo.

Responsabilidade

O mês de outubro foi escolhido pelo MMA como o Mês do Consumo Sustentável, uma oportunidade para que a população se conscientize da importância de dar destinação adequada ao lixo.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, lembra que a participação da população é a base de tudo. “Nós, consumidores, somos parte da cadeia produtiva. Não tem como a gente se eximir da responsabilidade ambiental. A Constituição diz que cuidar do meio ambiente é dever de todos. É o nosso futuro que está em jogo.”

Anualmente são consumidos mais de 120 milhões de eletroeletrônicos no País. Pelo menos 500 milhões de produtos encontram-se sem uso na casa dos brasileiros. Esses produtos contém elementos como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, que podem contaminar o ar, a água e o solo.

Mais informações no hotsite Mês do Consumo Sustentável.


Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



11/10/2011 17:59


Artigos Relacionados


Agências do BB terão posto de coleta de lixo eletrônico em todo o Distrito Federal

Campanha Coleta Seletiva de Lixo

Unesp elabora rotas de coleta de lixo

Sabesp adota coleta seletiva de lixo

PATROCÍNIO DESTACA CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE COLETA DE LIXO

Educação é fundamental para coleta seletiva e reciclagem do lixo