Cidades já podem se inscrever na Banda Larga



As prefeituras interessadas em fazer parceria com a Telebrás na implementação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) já podem encaminhar suas informações para o formulário disponível em site da empresa. 

A iniciativa atenderá tanto aqueles municípios que já dispõe de uma rede de fibras ópticas e têm interesse de interligá-la com a rede nacional de telecomunicações, que está sendo construída pela Telebrás, bem como aqueles que não dispõe de infraestrutura e que podem contratar a empresa para a sua implementação. 

O mapeamento dos provedores também está disponível no site

As prefeituras parceiras poderão assim fornecer banda larga para órgãos públicos localizados em seus respectivos municípios, além de ofertar o acesso diretamente aos cidadãos, desde que gratuitamente, e implementar cidades digitais. 

A Telebrás também assinou no dia 30 de novembro, em Brasília, o primeiro acordo de cooperação técnica para viabilizar a conexão com internet banda larga de órgãos públicos federais localizados na região de Campinas. 

O documento foi assinado pelo presidente da Telebrás, Rogério Santanna, e pelo diretor-presidente da Informática de Municípios Associados (IMA), Pedro Jaime Ziller. A IMA é uma empresa de economia mista que tem a Prefeitura de Campinas como a sua principal acionista. 

O acordo permitirá compartilhar a rede nacional de telecomunicações com a infraestrutura de fibras já construída pela IMA em sua região de atuação. Campinas está na lista das 100 primeiras cidades que serão contempladas pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e que foram divulgadas em agosto deste ano pelo Governo Federal. 

Santanna disse que este é o primeiro esforço de integração com redes municipais e que a Telebrás poderá ser parceira de outras entidades também interessadas em compartilhar suas infraestruturas. Informou, ainda, que já existem tratativas neste sentido com estados como o Ceará, Espírito Santo e com a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep). 

A conexão com banda larga rápida e barata a mais de 138 mil pontos de governo até 2014 em todo o país é uma das metas do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) que, neste prazo, pretende chegar a 4.283 municípios brasileiros. A população beneficiária é de 162,8 milhões de pessoas.

 

Fonte:
Telebrás

 

03/12/2010 21:03


Artigos Relacionados


Banda larga popular começa em 344 cidades

Cerca de 1.800 cidades já têm acesso à banda larga popular

Cidades paraenses já contam com a banda larga popular

Banda Larga Popular beneficia mais de 3.200 cidades do País

Fórum deve definir cidades que receberão banda larga este ano

166 cidades da Amazônia Legal ganham acesso ao Brasil Sem Miséria via banda larga