Cidinho Santos aponta benefícios do cultivo da seringueira no Mato Grosso



O senador Cidinho Santos (PR-MT) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (5), a ampliação dos plantios de seringueira em seu estado. Segundo ele, a existência de uma demanda mundial pela borracha natural, em crescimento contínuo, torna a produção uma excelente opção de atividade econômica no Mato Grosso, especialmente para os agricultores familiares.

De acordo com o parlamentar, em um município, por exemplo, com um milhão de árvores em produção, equivalente a uma área de dois mil hectares, a exploração da seringueira possibilita uma renda bruta mensal de R$ 1,2 milhões, aos preços atuais do látex coagulado.

— Os impactos sociais da heveicultura [cultivo de seringueira] são apreciáveis. Tem-se ajustado perfeitamente à agricultura familiar, concentrando-se em pequenas e médias propriedades, com geração de emprego e renda nas áreas rurais — disse.

Cidinho Santos destacou ainda projeto do governo do Mato Grosso de incentivo à plantação de seringueira. Conforme informou, esse programa — denominado Programa de Implementação da Heveicultura em Mato Grosso — objetiva promover o plantio de 160 mil hectares em 15 anos, o que transformaria o estado no segundo maior produtor nacional.



05/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cidinho Santos diz que proposta de mudança no FPE prejudica Mato Grosso

Cidinho Santos cobra rapidez na duplicação de rodovias no Mato Grosso

Cidinho Santos aponta 'abuso' em demarcação de reservas indígenas

Jonas Pinheiro destaca cultivo de pinhão-manso no Mato Grosso

Serys aponta dificuldades de escoamento de produção no Mato Grosso

Congresso corrige equívoco que destinara a Mato Grosso do Sul dotações reservadas a Mato Grosso