Cidinho Santos elogia medidas do governo para incentivar a indústria nacional
As medidas econômicas adotadas pelo governo federal para incentivar a economia nacional e aumentar a competitividade da indústria brasileira foram elogiadas em Plenário nesta quarta-feira (19) pelo senador Cidinho Santos (PR-MT). O senador listou iniciativas da presidente Dilma Rousseff que trouxeram, em sua avaliação, impacto positivo para a indústria e, no curto e médio prazo, devem resultar em crescimento para o país.
A medida mais importante, destacou o senador, é a redução das taxas de juros. Segundo ele, hoje o país tem juros reais na faixa de 2% ao ano, descontada a inflação. A redução da taxa seria extremamente benéfica para a economia brasileira, ao baratear o crédito, estimular o consumo, aumentar a geração de empregos e de renda e viabilizar a redução da dívida pública interna.
Atrelada à redução dos juros, a liberação, pelo Banco Central, de R$ 30 bilhões para injeção no sistema bancário para aumentar a oferta de crédito e incentivar o consumo foi outra iniciativa positiva, na análise de Cidinho. Ele disse acreditar que a medida colocará a serviço do setor produtivo um expressivo volume de recursos que, até então, “ficava parado nos cofres do governo”.
Outra medida considerada fundamental pelo senador foi a desoneração da folha de pagamento de 40 setores da economia, que representam 13% do emprego formal do país, 16% da massa salarial do setor formal e 59% das exportações de manufaturados. A estimativa é de que, em quatro anos, a desoneração seja de R$ 60 bilhões.
– São números bastante expressivos que bem demonstram o impacto da medida e também demonstram a ousadia do governo em desonerar alguns setores da economia, tributando, a folha de pagamento, sobre o faturamento da empresa e não fixando, como é hoje, 20%, 21%, o que as empresas pagam de INSS da parte patronal – ressaltou.
Cidinho Santos acrescentou que, com intuito de fortalecer a indústria nacional, o governo adotou outras duas medidas importantes: reduziu de dez para cinco anos o prazo para a depreciação acelerada de despesas com compra de aquisição de bens de capital e aumentou o Imposto de Importação sobre 100 produtos para proteger a indústria nacional.
A redução das tarifas de energia elétrica em até 28%, a partir de 2013, e o lançamento do Plano Brasil Maior também foram lembrados pelos senador.
Reserva indígena
Cidinho Santos comemorou também a suspensão da decisão judicial que exigia, no próximo dia 1º de outubro, a retirada de 7 mil famílias moradoras da Fazenda Suiá Missú, na região do Araguaia, no Mato Grosso. A área deveria ser desocupada para criação de uma reserva indígena. Parlamentares e governo do estado, no entanto, se mobilizaram para impedir a retirada, com a alegação deque as famílias vivem no local há mais de 20 anos. Para ajudar na negociação, o governo de Mato Grosso ofereceu outra área de reserva para os índios.
19/09/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin elogia medidas do governo para incentivar indústria nacional
Empresários apoiam medidas do governo para incentivar indústria
Cidinho Santos elogia edição de MP para fomentar exportações
Cidinho Santos registra estudo de economistas sobre medidas para deixar o Brasil mais competitivo
Fiesp elogia medidas do governo para a indústria e cobra leilões de energia
Cidinho Santos elogia plano de investimentos em infraestrutura anunciado por Dilma