Cidinho Santos registra estudo de economistas sobre medidas para deixar o Brasil mais competitivo



O senador Cidinho Santos registrou, em discurso nesta quarta feira (20), estudo dos economistas Luiz Gonzaga Belluzo e Roberto Giannetti da Fonseca sobre medidas que colaborariam para que o Brasil seja um país mais competitivo e eficaz em termos econômicos.

Entre as sugestões apontadas no estudo, Cidinho destacou a necessidade da universalização do serviço de saneamento básico por meio de novo regime tributário e regulatório para o setor. Ele assinalou que saneamento significa redução dos gastos públicos com saúde e aumento da produtividade.

- Hoje, como é sabido, somente 44% dos brasileiros têm acesso à rede de esgoto, o que resulta em internações, mortalidade de crianças e adultos em decorrência de infecções gastrintestinais, baixo aproveitamento escolar, etc. – afirmou.

Cidinho Santos também citou outras propostas dos economistas como a aceleração do ressarcimento de créditos tributários devidos pela Receita Federal aos exportadores brasileiros, a extensão da desoneração da folha de pagamentos, de alguns poucos setores, para todos da área industrial e a transformação de algumas das atuais Zonas de Processamento de Exportações (ZPE) em Zonas Econômicas Especiais (ZEE).

- Isso poderia atrair grandes investimentos produtivos e gerar significativa quantidade de empregos qualificados – explicou.

O parlamentar destacou a importância de outra sugestão dos economistas: a de uniformizar a alíquota interestadual de ICMS em até 4% para todas as operações comerciais e todos os estados. O senador explicou que, atualmente, tal alíquota está limitada para as operações interestaduais com bens e mercadorias importadas do exterior a partir de 1º de janeiro de 2013. A proposta é estender tal medida para todas as operações com produtos nacionais e estrangeiros.

- De acordo com os economistas, tal medida seria um passo na rediscussão do pacto federativo – explicou o senador.

Cidinho Santos acredita que o país precisa criar condições permanentes de estímulo à atividade econômica e chamou a atenção dos parlamentares para a importância de analisarem e colocarem em prática as medidas sugeridas por Luiz Gonzaga Belluzo e Roberto Giannetti da Fonseca.

- Não é mais suficiente se contentar com medidas paliativas que atinjam apenas alguns poucos setores produtivos. É fundamental ir além e criar um ambiente de negócios que seja favorável ao investimento e à produção - destacou.



20/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cidinho Santos elogia medidas do governo para incentivar a indústria nacional

Cidinho Santos alerta para estrangulamento do setor de logística no Brasil

Cidinho Santos defende derrubada do veto sobre a criação de municípios

Cidinho Santos quer aperfeiçoamento da legislação sobre serviço de táxis

Cidinho Santos pede retomada do Programa Luz para Todos no MT

Cidinho Santos elogia edição de MP para fomentar exportações