Ciência sem Fronteiras abre inscrições para graduação sanduíche em sete países
O programa Ciência sem Fronteiras divulgou novas chamadas para sete países na modalidade graduação sanduíche. Os editais têm destino à Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. As inscrições vão até 30 de abril.
Saiba mais sobre programas de pós-graduação oferecidos no Brasil, no Portal Brasil.
O Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal, por meio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e suas instituições de fomento - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Para estas chamadas, o programa conta com o apoio do G8 Universities; LatinoAustralia; Conseil Interuniversitaire de la Communauté Française de Belgique (Ciuf); De Vlaamse Interuniversitaire Raad (VLIR); Consórcio das Universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa (Caldo); Canadian Bureau for International Education (CBIE); Korea Foundation for the Promotion of Private School (KFPP); universidades da Coreia do Sul; Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha; Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic); e Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (Crup).
Dividido entre os sete países, as bolsas são oferecidas para os cursos de Engenharia e Áreas Tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; e. Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (arquitetura, design, software, jogos de computadores, publicação eletrônica, publicidade, filme, vídeo, fotografia, música, dança, teatro, televisão, rádio,editoração); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.
O CsF pretende formar recursos humanos em áreas prioritárias nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com objetivo de promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos.
Entre outros requisitos o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso e se comprometer a permanecer no Brasil pelo dobro de tempo que permanecer no exterior para a realização da graduação sanduíche. É importante também observar os testes de proficiência exigidos em cada país.
Veja os editais completos:
Austrália/G8 - chamada nº 112/2012
Bélgica/Ciuf - chamada nº 111/2012
Bélgica/VLIR - chamada nº 110/2012
Canadá/Caldo – chamada nº 108/2012
Canadá/CBIE – chamada nº 109/2012
Coreia do Sul/KFPP e outras universidades da Coréia - chamada nº 114/2012
Espanha/ Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha - chamada nº 115/2012
Holanda/Nuffic - chamada nº 116/2012
Portugal/Crup - chamada nº 113/2012
Fonte:
Capes
16/03/2012 14:29
Artigos Relacionados
Ciência sem Fronteiras abre inscrições para tecnólogos-sanduíche no Canadá
Estudantes terão vagas para graduação sanduíche em sete países
CsF divulga resultado para graduação sanduíche em seis países
Ciência sem Fronteiras abre vagas em 6 países
Ciência sem Fronteiras abre inscrições para bolsas
Ciência sem Fronteiras abre inscrições para bolsas de estudo na Alemanha