Cientista Miguel Nicolelis será convidado para audiência que comemorará Dia Mundial da Ciência




O médico brasileiro Miguel Nicolelis, um dos mais renomados neurocientistas do mundo, será um dos convidados de audiência pública para celebrar o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, comemorado todo dia 10 de novembro. A realização do evento foi aprovada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), nesta quarta-feira (19). É uma iniciativa em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A audiência, em data ainda a ser divulgada, envolve debate sobre o tema Ciência na Educação de Base: Recurso Humano para o Futuro do País. É também mais um evento da 1ª Jornada pela Inovação, já em andamento na comissão. Deve contar ainda com a participação do embaixador da Unesco no Brasil, Vicente Defourny, e da presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa.

Nascido em São Paulo, Miguel Nicolelis lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke, em Durham, nos Estados Unidos. Os trabalhos estão concentrados no campo de fisiologia de órgãos e sistemas, na tentativa de integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses). Ele também concebeu e dirige o do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), estabelecido em Natal (RN).

O evento resultou de sugestão dos senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), que preside a CCT; Gim Argello (PTB-DF), o vice da comissão; além de Delcídio Amaral (PT-MS) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Na reunião, os senadores aprovaram ainda 24 projetos de decreto legislativo referentes a processos de renovação ou outorga inicial de concessões públicas para exploração de canais de televisão e emissoras de rádio, que seguem a sanção.

Compras pela internet

Foi adiado, por Pedido de Vista do senador Cyro Miranda ((PSDB-GO), projeto (PLS 43/11) do senador Humberto Costa (PT-PE) que pretende garantir mais proteção às pessoas que compram e recebem ofertas de produtos ou serviços por telefone ou pela internet. O relatório da senadora Ângela Portela (PT-RR) é favorável.

Emergências

Houve ainda o adiamento da decisão sobre projeto (PLS 490/09) do senador Raimundo Colombo (DEM-SC) que sugere a criação do Centro Nacional para Prevenção de Desastres Climáticos. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) pediu tempo para sugerir modificações. Segundo ele, o serviço pode ter finalidade mais abrangente, envolvendo monitoramento e todo tipo de apoio emergencial à população, com acesso por um telefone nacional único. O relator, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que se manifesta pela aprovação, concordou em retirar a matéria de pauta para aguardar as sugestões.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



19/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante será convidado para avaliar resultados de plano de ação na área de ciência e tecnologia

Gilmar Mendes será convidado para audiência pública na CAE

Copa do Mundo mostrará potencial da ciência brasileira, diz Nicolelis

Nobel israelense é primeira cientista de excelência do Ciência Sem Fronteiras

Casa da Ciência promove nona edição do programa “Adote um Cientista”

USP: Cientista da Grã-Bretanha fará palestra sobre funcionamento do cérebro na Estação ciência