Cientista sugere a ministro união entre ciência e futebol na abertura da Copa do Mundo 2014



O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu na tarde de quinta-feira (26) o médico e cientista paulista Miguel Nicolelis, que comanda um grupo de pesquisadores da área de neurociência da Universidade Duke, em Durham, nos Estados Unidos. O cientista aproveitou a visita de cortesia ao ministro para sugerir a união entre futebol e ciência na abertura da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) Brasil 2014.

Considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, Nicolelis é reconhecido pelas pesquisas que buscam a integração do cérebro humano com máquinas. Por meio de próteses especiais, pessoas com paralisia corporal conseguem movimentar pernas e braços graças aos impulsos nervosos. A ideia do cientista é que uma criança paralítica dê o pontapé inicial da Copa de 2014.

O projeto de Nicolelis recebeu apoio imediato de Aldo Rebelo, que se prontificou a apresentar a sugestão à Fifa. O ministro e o cientista apontam a Copa do Mundo como oportunidade para mostrar, além das realizações esportivas, o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

 

Fonte:
Ministério do Esporte

 

27/04/2012 11:59


Artigos Relacionados


Abertura da Copa do Mundo 2014 será em São Paulo

São Paulo sediará abertura da Copa do Mundo de 2014

Ministro sugere criação de grupo para analisar lei da Copa do Mundo

Bom Dia Ministro destaca investimentos em portos para Copa do Mundo de 2014

Ana Amélia ressalta colaboração entre União, estados e municípios em favor da Copa de 2014

'A Copa do Mundo é nossa', diz Serys Slhessarenko ao defender Cuiabá como subsede da Copa de 2014