Ministro sugere criação de grupo para analisar lei da Copa do Mundo
O ministro do Esporte, Orlando Silva, vai sugerir à Câmara dos Deputados a criação de uma Comissão Especial para analisar o projeto da Lei Geral da Copa, enviado pelo governo nessa segunda-feira (19) ao Congresso Nacional. O objetivo é aprovar o texto final mais rapidamente, encaminhando-o diretamente da comissão para votação no Plenário da Câmara.
“Com a constituição da Comissão Especial, fica garantido o amplo debate no Poder Legislativo e, ao mesmo tempo, a agilidade necessária para a votação”, afirmou o ministro, em Nova York, onde participa nesta terça-feira (20) de seminário com empresários de comunicação.
O ministro comemorou o envio do projeto de lei ao Congresso Nacional, depois de meses de negociação com representantes da Fifa. “Com o envio do projeto, demos um passo muito importante para a preparação do Mundial. A lei vai institucionalizar certas garantias que demos à Fifa quando trouxemos a Copa para cá”, explicou.
Algumas delas são a garantia de propriedades intelectuais, o combate à pirataria e ao marketing de emboscada, além de assegurar a liberdade de imprensa, com medidas como a permissão do “flagrante espontâneo” dos jogos, ressalvados os direitos de transmissão envolvidos.
Outra medida programada é agilizar os vistos de trabalho de aproximadamente 20 mil profissionais de comunicação, além dos demais envolvidos na realização da Copa. “A lei simplifica procedimentos e facilita o funcionamento do Mundial”, completou o ministro.
Oportunidades no Brasil
Em Nova York, o ministro participa nesta terça-feira (20) do seminário Brasil.Inc 2011 – The Real Brasil, promovido pela empresa Meio & Mensagem, com o objetivo de divulgar as oportunidades de negócio que a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 oferecerá em termos de publicidade e comunicação. Participarão do seminário personalidades como o ex-ministro Maílson da Nóbrega, além de empresários do ramo.
O seminário ocorre no hotel Plaza e às 16h30, o ministro Orlando Silva falará sobre a sustentabilidade do crescimento econômico no Brasil, apresentando dados sobre a geração de empregos e a retomada do investimento por parte do Estado. “O objetivo é estimular que mais empresas possam ir ao Brasil para investir, pois ainda temos muito a crescer, em relação às ligas européias, em termos de arrecadação com bilheterias, licenciamentos e produtos”.
Fonte:
Ministério do Esporte
20/09/2011 11:15
Artigos Relacionados
Cientista sugere a ministro união entre ciência e futebol na abertura da Copa do Mundo 2014
Flávio Arns sugere grupo de trabalho para analisar impacto da carga tributária na renda
Congresso aprova criação de grupo de trabalho para analisar Orçamento da União
Grupo da AGU acompanha trabalho das câmaras temáticas de preparação para Copa do Mundo
CE vai analisar requerimento de audiência pública sobre organização da Copa do Mundo
Jefferson Praia sugere criação de grupo de trabalho para discutir problemas da Amazônia