Cinema brasileiro com entrada franca na Assembléia
Grandes produções do cinema brasileiro com entrada franca. É o que a Assembléia Legislativa, através da Diretoria de Atividades Culturais, irá oferecer a partir de domingo à comunidade na Mostra de Cinema Brasileiro.
Durante cinco dias (de 1º a 05 de julho), dez produções serão exibidas no auditório Dante Barone. A cada dia, estará em cartaz um curta gaúcho e um longa-metragem nacional que já estiveram no circuito cinematográfico.
O roteiro começa no dia 1º de julho, com a projeção do curta gaúcho
Amor nos Anos Noventa, ganhador do 22º Festival do Cinema Brasileiro, em 1989. O filme é uma produção dos alunos do curso Introdução ao Fazer Cinema, da Casa de Cinema e da Ufrgs e divaga sobre as previsões amorosas para a última década do século. O também premiado longa
Tolerância, do gaúcho Carlos Gerbase, faz parte da programação do primeiro dia, e conta a história de um casal que confronta suas teorias sobre sexo e política com a realidade. Maitê Proença, Roberto Bomtempo, Maria Ribeiro e Ana Maria Mainieri fazem parte do elenco.
No segundo dia, a Mostra de Cinema traz o curta
Passageiros, de 1987, que narra a reação de um motorista de táxi de Porto Alegre durante um assalto.
Felicidade é..., premiado em Gramado, Cuiabá e Brasília, é dividido quatro diferentes histórias.
Ganhador do Urso de Prata para curtametragem em Berlim, além de prêmios em Gramado, Rio de Janeiro, Brasília e Nova Yorque, o curta
Ilha das Flores, de Jorge Furtado, narra a trajetória de um tomate, refletindo sobre o destino do lixo em uma das ilhas do Rio Guaíba. No mesmo dia,
Eu, Tu, Eles, dirigida por Andrucha Waddington, traz Regina Casé, Lima Duarte, Stênio Garcia e Luiz Carlos Vasconcelos na insólita história de um quarteto amoroso no sertão do Brasil.
No dia 04, o público poderá prestigiar o curtametragem
Três Minutos, de Ana Luiza Azevedo, que narra a tomada de uma decisão que vai mudar uma vida no tempo que dura uma ficha telefônica. Logo após, será apresentada a comédia
O Auto da Compadecida, com Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele e Selton Mello, uma adaptação para o cinema da história de João Grilo, o nordestino sabido que luta pelo pão de cada dia.
Finalizando o circuito,
Um Homem Sério, de Dainara Toffoli e Diego de Godoy, conta a morte de um engraçado ator brasileiro que desejava ser um homem sério.
Mauá - O Imperador e o Rei, de Sérgio Rezende, conta a saga do Barão e Visconde de Mauá, do seu nascimento em Arroio Grande, no Rio Grande do Sul, até tornar-se o homem mais rico do Império. No elenco, Paulo Betti e Malu Mader.
Programação:
1º de julho – domingo, às 20h
Amor nos anos 90
Tolerância
2 de julho - segunda-feira, às 19h30
Passageiro
Felicidade é...
3 de julho - terça-feira, às 19h30
Ilha das Flores
Eu, Tu, eles
4 de julho - quarta-feira, às 19h30
Três Minutos
O Auto da Compadecida
5 de julho - quinta-feira, às 19h30
Um Homem Sério
Mauá – O Imperador e o Rei
Local:
Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa
06/28/2001
Artigos Relacionados
Cinema brasileiro com entrada franca na Assembléia
Show com entrada franca na Assembléia marca os 15 anos da Moenda da Canção
Cinema brasileiro em festivais na França e Rússia
Saturnino comenta assembléia do Congresso Brasileiro de Cinema
Cinemateca exibe filmes clássicos com entrada franca
Pinacoteca tem entrada franca às quintas, sábados e domingos de março