Saturnino comenta assembléia do Congresso Brasileiro de Cinema
O presidente da Subcomissão Permanente de Cinema, Comunicação e Informática, senador Roberto Saturnino (PT-RJ) afirmou em entrevista à Agência Senado que os principais temas da assembléia convocada pela diretoria do Congresso Brasileiro de Cinema integram ou integraram a pauta dos trabalhos do Senado nos dois últimos anos. O encontro se realizará nos próximos dias 11 e 12 no auditório do Hotel Nacional de Brasília.
Saturnino citou como exemplo a regionalização e produção independente na televisão brasileira. Esse será o tema de palestra a ser feita pela deputada Jandira Feghalli (PC do B-RJ) na assembléia. A matéria já foi aprovada no Senado, onde o percentual de 50% de programação voltada para a cultura local e regional, proposta no projeto original, foi alterada para 30%, conforme parecer do ex-senador Casildo Maldaner (PMDB-SC). No momento, o projeto encontra-se na Câmara dos Deputados.
Quanto à competência e às atividades da Agência Nacional de Cinema (Ancine), tema que será debatido por cinco cineastas no segundo dia da assembléia, o senador lembrou que foi durante uma audiência pública realizada pela Subcomissão de Cinema do Senado, em 2000, que o diretor Cacá Diegues apresentou pela primeira vez a proposta de criação de uma agência com a incumbência específica de estabelecer uma política nacional para o audiovisual.
A presidente do Congresso Brasileiro de Cinema, Assumpção Hernandez, informou que a assembléia será aberta com uma mesa de autoridades, que exporão as perspectivas de cada setor oficial para o audiovisual no novo governo.
O presidente da Ancine, Gustavo Dahl, o secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura, Orlando Senna, e o secretário de Cultura do Distrito Federal, Pedro Henrique Borio, entre outros, estarão entre os participantes da Mesa.
07/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cinema brasileiro com entrada franca na Assembléia
Cinema brasileiro com entrada franca na Assembléia
Porto Alegre é sede do 8º Congresso Brasileiro de Cinema
Saturnino destaca 181 anos da Marinha e comenta entrevista de José Dirceu
Saturnino apóia escola que ensina a fazer cinema
Saturnino quer assegurar estrutura para a Agência Nacional de Cinema