Cinema da USP presta homenagem aos filmes de Western
Mostra começa no dia 11, com sessões gratuitas às 16 e às 19 horas
De 11 a 22 de fevereiro, o Cinusp Paulo Emilio apresenta a mostra Horizontes do Oeste. Durante duas semanas, será prestada uma homenagem aos filmes de Western, ou faroeste, gênero de cinema tipicamente norte-americano que, para além do estereótipo, costuma trazer temas como conflitos étnicos, xenofobia, despotismo de poderosos, o exercício da lei e a da justiça através de códigos de honra, bravura e moralismo. Pela universalidade do tema, a linguagem desses filmes ultrapassou as fronteiras americanas e ganhou espaço em produções de diversos países.
Os Westerns retratam, na maioria das vezes, a violência do Oeste dos Estados Unidos, no período entre a Guerra Civil e o final do Século XIX. Diversos nomes são associados ao gênero, como o do ator John Wayne e dos diretores John Ford e Howard Hawks.
Na Itália, surgiu um sub-gênero chamado western spaghetti, com cowboys viris e honrados, em produções de baixo orçamento filmadas em regiões da Espanha parecidas com o Oeste norte-americano. Nestes filmes se destacaram diretores como Tonino Valeri, Georgio Ferroni, Sergio Corbucci e Sergio Leone, este último conhecido pela subversão de algumas convenções do gênero e pela relativização da moral de seus personagens.
Mesmo com os estúdios não produzindo mais praticamente nenhum filme de Western, algumas produções dialogam de algum modo com o gênero, como os recentes Três enterros (2006) e Estrela Solitária (2005). A mostra do Cinusp abrange o histórico do gênero de forma ampla, desde a sua consolidação nos Estados Unidos, passando por produções de outros países e chegando até as produções atuais.
Na primeira semana serão exibidos Matar ou morrer, Os brutos também amam, Três enterros, Rio Lobo e Era uma vez no Oeste. Para a segunda semana da mostra, estão previstos os filmes Estrela Solitária, O segredo de Brokeback Mountain, O dólar furado e O Homem que matou o facínora.
As sessões do Cinusp acontecem de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas, e são gratuitas. Os ingressos podem ser retirados momentos antes do início da sessão. Localiza-se na R. do Anfiteatro, 181, Favo 4 da Colméia, Cidade Universitária, São Paulo. A sala de exibição tem capacidade para receber até 100 pessoas por sessão.
Mais informações: (0XX11) 3091-3540 ou pelo e-mail [email protected]
Da Agência USP de Notícias
(C.C.)
02/08/2008
Artigos Relacionados
Secretaria da Cultura exibe filmes raros do cinema nacional dentro do projeto Cinema na Praça
Secretaria da Cultura exibe filmes raros do cinema nacional dentro do projeto Cinema na Praça
Festival de cinema na Suiça promove filmes brasileiros
Mostra de cinema exibe filmes restaurados dos anos 60 e 70
Agência Nacional de Cinema investe R$ 39,2 milhões em 45 filmes
Cinusp tem filmes da 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental