Agência Nacional de Cinema investe R$ 39,2 milhões em 45 filmes



A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) anunciaram nesta quinta-feira (14) o resultado da Linha A do último edital do Fundo Setorial do Audiovisual. Serão concedidos R$ 39 milhões a 45 projetos de longa-metragem brasileiros de produção independente, apresentados por 41 produtoras sediadas em seis estados: Bahia, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo e no Distrito Federal. Foram contempladas 36 obras de ficção, dois documentários e sete animações.

Nesta chamada pública foram recebidas 207 propostas. Após a fase de habilitação, 193 projetos apresentados seguiram na seleção e foram analisados por especialistas da Ancine. Nessa etapa foram observados os seguintes critérios: aspectos artísticos e adequação ao público, qualificação técnica do diretor e do roteirista, capacidade e desempenho da proponente, planejamento e adequação do plano de negócios.

A decisão final de investimento em 45 projetos foi guiada para incrementar a produção de obras cinematográficas com potencial de competição nos mercados interno e externo, nos diversos segmentos de público,  viabilizar projetos de coprodução internacional, e agilizar o processo de realização e lançamento das obras cinematográficas no mercado brasileiro. Desta forma, nos próximos meses o público terá acesso a filmes tão diferentes quanto um drama religioso, uma animação infantil baseada na obra de Ziraldo e um documentário sobre o último casal de cangaceiros do Brasil.
 

Fonte:
Finep



14/10/2010 18:45


Artigos Relacionados


Secretaria da Cultura exibe filmes raros do cinema nacional dentro do projeto Cinema na Praça

Secretaria da Cultura exibe filmes raros do cinema nacional dentro do projeto Cinema na Praça

Criação da Agência Nacional do Cinema é anunciada por Francelino

Senadores vão discutir mudanças na Agência Nacional de Cinema

Comissão sabatina indicado para Agência Nacional de Cinema

Saturnino quer assegurar estrutura para a Agência Nacional de Cinema