Cinzas de vulcão chileno chegam ao Sul do Brasil e provocam cancelamento de voos



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) constatou nesta terça-feira (7) a presença de cinzas do vulcão chileno Puyehue nas regiões oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. “Chove muito nessas regiões e as cinzas se misturam com a forte nebulosidade, tornando-se quase imperceptíveis", disse o meteorologista do 8º Distrito do Inmet, em Porto Alegre, Flávio Varone.

Segundo Varone, à medida que a nebulosidade se afasta em direção ao mar, movimento previsto para as próximas horas, as nuvens de cinzas também tendem a desaparecer. Uma massa de ar frio chegará à região Sul na noite desta terça trazendo geadas e temperaturas negativas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

O professor de geologia da Universidade Federal do Paraná, Luiz Eduardo Mantovani, acredita que as cinzas devem atingir também o Paraná, mas, segundo ele, o teor de sílica (mineral presente nas cinzas vulcânicas) é insignificante, não trazendo nenhum risco à população.

As cinzas do Vulcão Puyehue, que fica no Sul do Chile, também atingem a Argentina e o Uruguai. O vulcão entrou em erupção no último sábado (4) obrigando o governo chileno a retirar cerca de 3,5 mil pessoas que moram nas redondezas da montanha. O vulcão faz parte do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, na Cordilheira dos Andes, em uma região de pouca densidade populacional.


Cancelamento de voos

A nuvem de cinzas que surgiu com a entrada em erupção do Vulcão Puyehue provocou o cancelamento de voos que partiriam do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim-Galeão, no Rio de Janeiro, para Buenos Aires, capital da Argentina, e Santiago, capital do Chile.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), seis voos das empresas Aerolíneas Argentinas e da Gol que sairiam nesta terça com destino à capital argentina, e um da companhia Lan, que iria para Santiago, foram cancelados. Ainda não há previsão de quando os aviões poderão decolar.

Ainda de acordo com a Infraero, 11 voos previstos para chegar nesta terça ao Rio de Janeiro provenientes de Buenos Aires e Córdoba (Argentina), e Santiago, também foram cancelados. Todos são operados pelas empresas Tam, Lan, Gol e Aerolíneas Argentinas.

A Infraero informou ainda que, apesar dos cancelamentos, a situação nos saguões do aeroporto carioca é tranquila. Apesar do acúmulo de passageiros, o movimento de embarques e desembarques, nesta época do ano, costuma ser reduzido.


Fonte:
Agência Brasil

 

07/06/2011 21:06


Artigos Relacionados


Cinzas de vulcão chileno prejudicam voos internacionais no Brasil

Chuvas na região Sul dissipam cinzas de vulcão e voos são retomados

Nuvem de cinzas de vulcão leva empresas a manter cancelamentos de voos no RS

Empresas não podem cobrar multa por cancelamento de viagem devido a cinzas de vulcão, diz Idec

Comissário europeu cancela viagem ao Brasil por causa de cinzas de vulcão

Força Aérea Brasileira monitora avanço de nuvens provocadas por vulcão chileno