Cisternas de abastecimento de água chegam à área rural de Alagoas



Cinco municípios do semiárido alagoano foram beneficiados com as cisternas de abastecimento humano do programa Água para Todos, executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O programa, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI), alcança, além de famílias classificadas como pobres e extremamente pobres, estudantes, pacientes e profissionais de educação e saúde.

Os reservatórios têm capacidade para armazenar 16 mil litros de água, quantidade capaz de atender uma família de cinco pessoas em um período de seca de até seis meses. O abastecimento é feito com água da chuva captada por meio das calhas instaladas no telhado das casas.

As cisternas que foram implantadas beneficiam cerca de 5.440 pessoas, sobretudo crianças; e os reservatórios dos postos de saúde levam água a um público rotativo calculado em 1.630 pessoas por dia.

Um dos benefícios das cisternas é o fato deles armazenarem corretamente a água da chuva, prevenindo problemas de saúde.  Segundo Eduardo Motta, coordenador do Água para Todos na superintendência regional da Codevasf em Alagoas, os diretores, professores das escolas e os responsáveis pelos postos de saúde recebem as cisternas com grande satisfação e são treinados a gerir a água e a operar e manter os equipamentos.

Maria Lindinalva Duarte da Costa, 59, é diretora da Escola Municipal Francisco de Assis, localizada no povoado Serra do Bernardino, em Estrela de Alagoas (AL). Com 111 crianças matriculadas no Ensino Fundamental e em sua creche, ela relata que o reservatório instalado na escola tem sido usado para saciar a sede das crianças e para o preparo de merendas.

Além de a cisterna garantir a qualidade de água para alunos e professores, a instalação motivou atividades pedagógicas, como a importância de se preservar a água e o modo de armazenamento e tratamento.