Famílias rurais recebem 380 cisternas em Alagoas



O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o governo de Alagoas entregaram na última quinta-feira (12) 350 cisternas de água para consumo e outras 30 cisternas de produção a famílias que vivem nas comunidades de Riacho Santos e de Sítio Amaro, na zona rural de Palmeira dos Índios (AL).

As tecnologias de captação e armazenamento de água, que ajudam a amenizar a convivência com a seca no Semiárido, são do programa Água Para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria.

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, participou da cerimônia de entrega das cisternas e destacou o caráter estruturante que as tecnologias darão às famílias que convivem com a estiagem prolongada.

“Um dos grandes desafios nesta região é a capacidade de estocar água, pois o ciclo de seca sempre está presente. Com o investimento que o governo federal está fazendo, estamos dando autonomia para as famílias e dando uma ferramenta para suportar o longo período sem chuvas, além de apoiar os agricultores familiares na produção”, afirmou.

A filha de agricultores familiares Taísa da Silva Bezerra comentou que a cisterna é sinônimo de qualidade de vida, pois era comum a ocorrência de doenças transmitidas pela baixa qualidade da água consumida na comunidade de Sítio Amaro.

“Vamos mudar a realidade local consumido água de qualidade, que também servirá para aumentar a nossa produção. Assim, vamos melhorar nossa alimentação e aumentar a renda da nossa família”, disse. O pai de Taísa, Geraldo Bezerra, foi beneficiado com as duas tecnologias sociais.

As cisternas de consumo, construídas com placas de cimento, têm capacidade para 16 mil litros, suficientes para abastecer uma família de cinco pessoas por até oito meses. Também fazem parte do Água para Todos as tecnologias de captação de água para a produção – chamada segunda água. Desde 2011, já foram entregues mais de 31,7 mil unidades deste tipo.

O MDS investe em Alagoas cerca de R$ 43 milhões, com contrapartida do governo estadual, para construir cerca de 8 mil unidades de armazenamento de água para agricultores familiares em 15 municípios do Alto Sertão e do Agreste. O objetivo é garantir água para consumo direto das pessoas e para uso na plantação ou na criação de animais.

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



13/12/2013 10:51


Artigos Relacionados


Famílias de Alagoas são beneficiadas com a instalação de cisternas

Sergipe e Alagoas recebem cisternas e capacitação para manusear o reservatório

Duzentas famílias do sertão alagoano recebem cisternas

Famílias recebem cisternas do programa Água para Todos

Famílias de Alagoas recebem equipamentos para a cultura do mel

Técnicos recebem treinamento para atender às famílias rurais do Plano Brasil Sem Miséria