Citricultura pode impulsionar irrigação brasileira



A alta produtividade da laranja no interior paulista deve nortear as ações da Secretaria Nacional de Irrigação – que deverá ser criada nos próximos dias. Atualmente a região é responsável por cerca de 80% da produção nacional. Dos cerca de 600 mil hectares dedicados à lavoura, 100 mil são irrigados.

“O grande conhecimento fitossanitário, tecnológico e inovador na citricultura está sediado aqui [interior paulista] e estamos tentando identificar novas culturas que possam ser levadas para o Semiárido brasileiro”, afirmou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. 

Integrantes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Mundial, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba (Codevasf) conferiram na segunda-feira (14) a qualidade dos negócios em Araraquara, no interior de São Paulo. Realizaram encontros com representantes da Cutrale, da Fundecitros e da prefeitura local.

O uso racional da água também será difundido pela Secretaria Nacional de Irrigação. “Tudo leva a crer que a agricultura irrigada deverá crescer de forma sustentada nos próximos anos”, disse o ministro Fernando Coelho.

 

Fonte:
Ministério da Integração Nacional



15/02/2011 12:44


Artigos Relacionados


Vale do São Francisco pode se tornar o novo polo da citricultura brasileira

Empreendedor Individual pode impulsionar inclusão financeira

Valdir Raupp diz que diversidade pode impulsionar o turismo

"Selo azul" busca fortalecer irrigação brasileira

Aplicação obrigatória em irrigação até 2018 pode ser votada no dia 7

Irrigação em Alagoas pode sair da lista de obras com irregularidades