Clima esfria e afetados pela chuva no Paraná chegam a 112 mil



Uma massa de ar frio sobre a região Sul provocou queda de temperaturas, principalmente na parte sul, sudoeste, centro e leste do estado do Paraná, onde os termômetros marcam aproximadamente 10 graus Celsius (°C) na manhã de terça-feira (18). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que os termômetros oscilem entre 6°C e 29°C no decorrer do dia. Há possibilidade de chuva fraca no leste de Santa Catarina. Nas demais áreas o dia amanheceu nublado com névoa úmida.

De acordo com o boletim atualizado da Defesa Civil do Paraná, referente à situação dos 14 municípios mais atingidos pela chuva dos últimos dias, subiu para 111.990 o número de pessoas afetadas. São 312 pessoas desalojadas e 171 desabrigadas, além disso duas pessoas morreram – um jovem em Londrina (região norte) e um bebê em Ortigueira (Campos Gerais).

O município que registrou mais danos foi Londrina. O prefeito Barbosa Neto decretou situação de emergência. Segundo o serviço de meteorologia do estado (Simepar), o índice pluviométrico já atingiu, em outubro, 165 milímetros, quando o esperado para o mês inteiro era 140 milímetros. No fim de semana, ocorreu a chuva mais intensa dos últimos 40 anos.

A prefeitura está solicitando ao governo recursos para a recuperação de cinco pontes que foram totalmente danificadas pela chuva. O município teve 100 mil pessoas afetadas, 151 pessoas estão desalojadas, 61 desabrigadas e foi registrada uma morte.


Fonte:
Agência Brasil



18/10/2011 14:56


Artigos Relacionados


Chega a 183 mil o número de afetados pela chuva no Paraná

Ministro sobrevoa municípios afetados pela chuva em Roraima

Presidente da Sabesp vistoria sistema afetados pela chuva em Peruíbe e Itanhaém

Estados afetados por seca ou chuva receberão R$ 20,7 milhões

Mortos com chuva no RJ chegam a 37

Produtores rurais afetados por seca ou chuva terão nova linha de crédito