CMA requer ao TCU envio de relatórios reservados sobre dívidas estaduais



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou nesta terça-feira (5) requerimento de seu presidente, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), solicitando ao Tribunal de Contas da União (TCU) o envio dos relatórios reservados feitos sobre as dívidas dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro e do município de São Paulo, refinanciadas pela União.

Na justificação do requerimento, Quintanilha destacou que o TCU realizou levantamentos de auditorias sobre essas dívidas que não foram tornados públicos. A conclusão dos levantamentos seria a de que é "pouco provável" que Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul consigam quitar o saldo devedor ao final do contrato, caso seja mantido o limite de comprometimento de 13% da receita líquida real para pagamento das respectivas dívidas com o governo federal. Somente o Rio de Janeiro poderia fazê-lo, segundo informações da imprensa citadas pelo senador.

Quintanilha afirmou que o Congresso Nacional reúne poderes para solicitar, ao TCU, a íntegra desses relatórios realizados sobre as dívidas dos estados, atualmente com a chancela de reservados. Segundo o senador, a CMA é o foro adequado para fazer essa solicitação, por ser o colegiado do Senado encarregado de assuntos de fiscalização e controle.



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias requer envio de ofício alertando Lula sobre possível crime de responsabilidade

OSMAR DIAS REQUER INFORMAÇÕES SOBRE DÍVIDAS DOS PRODUTORES AGRÍCOLAS

SATURNINO FALA NA TV SENADO SOBRE DÍVIDAS ESTADUAIS

Acordo transfere para 9 de abril decisão sobre dívidas estaduais e municipais

EMTU/SP conscientiza população sobre assentos reservados

Casildo defende reestruturação das dívidas estaduais