Casildo defende reestruturação das dívidas estaduais



Apesar de concordar que o Brasil deva ter complacência com os países africanos, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) avalia que não é oportuno anistiar as dívidas da República Democrática do Congo em um momento em que os estados e municípios brasileiros estão com as contas “estranguladas”. O senador criticou nesta quarta-feira (3), em Plenário, proposta do governo federal para perdão parcial da dívida daquele país com o Brasil.

A proposta provocou controvérsia nesta terça-feira (2) durante discussão na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e teve sua votação adiada pelo presidente do colegiado, senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

No mesmo dia, registrou Casildo Maldaner, a CAE foi palco de debate sobre o projeto que institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Reitup). Segundo o senador, os prefeitos que participaram da reunião apontaram as condições de financiamento das dívidas junto à União como uma das dificuldades enfrentadas para garantir investimentos em mobilidade urbana.

- Se o governo federal exibe tal benevolência para com a República do Congo, poderia estendê-la aos nossos estados e municípios, sufocados com uma impagável dívida com a União – disse.

Ao citar dados publicados na 16ª edição da revista Em Discussão!, editada pela Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secs), o senador argumentou que a revisão do indexador das dívidas desses entes federados é fundamental para atender aos anseios da população.

- Informa a publicação que em março passado os 26 estados e o Distrito Federal deviam à União mais de 416 bilhões de reais. Ao somarmos a dívida dos municípios, a dívida acumulada alcança quase meio trilhão de reais – assinalou.



03/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Paes defende votação do projeto de redução das dívidas estaduais

Casildo anuncia proposta de reestruturação da defesa civil

Casildo Maldaner destaca reestruturação da Defesa Civil como sua principal conquista de 2011

Senado aprova reestruturação das dívidas de Cabo Verde e Suriname

CCJ REEXAMINA OFICIALIZAÇÃO DA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS ESTADUAIS

CAE ROLA DÍVIDAS DE COMPANHIAS ESTADUAIS DE HABITAÇÃO