CMA vai debater uso de recursos da conta de luz para proteção ambiental



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realizará audiência pública para debater proposta de uso de recursos provenientes da cobrança de energia elétrica para pagamento por serviços ambientais e recomposição de matas ciliares. A nova destinação seria estabelecida quando da prorrogação de contratos de concessão de serviços de energia elétrica ou novas licitações.

Serão convidados para o debate representantes da Agência Nacional de Águas (ANA); da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica de Menor Porte; do Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia; da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); e do Ministério de Minas e Energia (MME).

O debate foi proposto pelo presidente da CMA, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Bioquerosene

A comissão também aprovou outro requerimento de Rollemberg, propondo audiência pública sobre a utilização do bioquerosene de aviação como alternativa para a redução de emissão de gases de efeito estufa.

Devem participar do debate, entre outros, representantes da Casa Civil da Presidência da República; da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa); da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer); e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Índice de desenvolvimento

Em antecipação a discussões que ocorrerão na Conferência Rio+20, os senadores da CMA também realizarão audiência pública sobre índices de desenvolvimento sustentável que incorporem variáveis econômicas, sociais e ambientais, em substituição ao Produto Interno Bruto (PIB), que leva em conta apenas o aspecto econômico. O debate foi proposto pelo senador Jorge Viana (PT-AC).

Denúncias em Açailândia

Foi aprovado ainda na reunião desta terça-feira requerimento do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) convidando representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério Público Federal para prestar esclarecimentos sobre a produção de aço e ferro-gusa na região de Açailândia (MA). Conforme denúncias, a atividade tem gerado desmatamento, poluição, exploração de mão de obra escrava e violência. Também foi acolhido requerimento de Aloysio Nunes para realização de diligência à região.

Exposição

Foi aprovado ainda requerimento de Rodrigo Rollemberg para a realização da exposição Rios Voadores, no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Senado, no período de 5 a 15 de junho. A exposição integra as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho.



22/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores destinam mais recursos para estados com áreas indígenas e de proteção ambiental

Parlasul aprova recomendações para proteção ambiental

CMA vota propostas para incentivar proteção ambiental

Ibama realiza planejamento de proteção ambiental para 2014

Novo código modifica critérios para proteção ambiental

Edital destina R$ 135 mil para da Área de Proteção Ambiental em Pernambuco e Alagoas