Senadores destinam mais recursos para estados com áreas indígenas e de proteção ambiental



Os estados que abrigarem em seus territórios unidades de conservação ambiental e terras indígenas demarcadas deverão receber recursos extras provenientes de reserva a ser criada no Fundo de Participação dos Estados. Projeto neste sentido, de autoria da senadora Marina Silva (PT-AC), foi aprovado nesta quarta-feira (4) pelo Plenário do Senado. De acordo com o projeto, os recursos da reserva virão da redistribuição das verbas do próprio fundo. A proposta segue agora para votação na Câmara.

- Ao manter em seus territórios unidades de conservação e territórios indígenas os estados prestam significativa contribuição para a construção de uma sociedade sustentável - argumenta a senadora.

O Fundo de Participação dos Estados destinaria 84% de seus recursos, formados por receitas dos Impostos de Renda e sobre Produtos Industrializados, para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As Regiões Sul e Sudeste ficariam com 14%. Os 2% restantes seriam distribuídos aos estados que se encaixarem nas condições impostas pelo projeto receberiam recursos tendo em vista a parcela de seus territórios ocupada por áreas de preservação e indígenas.



04/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova requerimento para debate em Plenário sobre áreas de proteção e terras indígenas

Brasil utiliza a LifeWeb com sucesso no angariamento de fundos para proteger áreas de proteção ambiental

País apresenta iniciativas sobre as Áreas de Proteção Ambiental Marinhas

CMA vai debater uso de recursos da conta de luz para proteção ambiental

Novo pacote ambiental cria unidades de conservação e homologa áreas indígenas

Mozarildo pede apoio a proposta que limita áreas de preservação ambiental e reservas indígenas