CMA vota regulamentação de campanhas de recall de produtos e serviços com defeito



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) vota nesta terça-feira (2) projeto do senador Renato Casagrande (PSB-ES) que regulamenta a forma de realização de campanhas publicitárias de recall de produtos e serviços defeituosos que já estejam no mercado. A matéria será examinada em decisão terminativa. A relatora, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), é favorável à proposta, mas apresentou emendas que alteram a redação ou a forma de apresentação do texto.

A proposta (PLS 190/08) determina que o fornecedor que, posteriormente à introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade ou nocividade de produtos e serviços deverá comunicar o fato imediatamente, por escrito, ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão integrante da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça; aos órgãos estaduais de defesa do consumidor, e a todas as autoridades com competência para atuar nessa área.

De acordo com o projeto, imediatamente após essa comunicação, o fornecedor deverá realizar campanha publicitária em todos os locais onde haja consumidores do produto ou serviço, com esclarecimentos sobre o defeito e sobre os riscos decorrentes de sua utilização, sobre as medidas preventivas e corretivas que o consumidor deve tomar e demais informações que visem resguardar a segurança dos consumidores.

Também está na pauta da CMA, projeto do senador Renato Casagrande (PSB-ES) que altera a Lei de Saneamento Básico (Lei 11.445 de 2007) para incluir medidas de redução da velocidade de escoamento de águas pluviais no planejamento do setor. A matéria tem relatório favorável do senador Almeida Lima (PMDB-SE) e receberá decisão terminativa na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI).

De acordo o autor do projeto (PLS 205/08), é necessário atentar para as novas tecnologias de drenagem de águas pluviais quando forem elaborados os planos de saneamento básico das cidades brasileiras. Segundo o senador, tradicionalmente o controle de drenagem de águas prioriza tecnologias que levem ao escoamento mais rápido da água proveniente das chuvas, o que traz como conseqüência direta aumento dos picos de vazão à jusante e, desse modo, a ocorrência de inundações. 



01/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Número de campanhas de recall no Brasil bate recorde em 2013

Montadoras recebem multas por demora na realização de campanhas de recall

Portaria fixa regras do sistema de alerta para campanhas de recall

Consumidor poderá consultar sobre campanhas de recall de automóveis pelo Renavan

Recall é obrigatório para produtos defeituosos

Proposta aumenta responsabilidade de fabricantes em 'recall' de produtos