CMMC debate pagamento por serviços ambientais e redução de riscos de desastres
A Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) realizará, na próxima semana, duas audiências públicas com o intuito de discutir políticas para a adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
A primeira audiência, marcada para as 9h de segunda-feira (22), discutirá, especialmente, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Brasil. O pagamento a pessoas e instituições que protegem o meio ambiente é hoje um importante mecanismo para evitar o agravamento das mudanças climáticas. Por esse motivo, a comissão está engajada na aprovação do PL 792/2007, que institui o pagamento pelos serviços ambientais e a quem conserva a biodiversidade.
A proposta, apresentada pelo deputado Anselmo de Jesus (PT-RO), define como serviços ambientais passíveis de remuneração as iniciativas individuais ou coletivas que possam favorecer a manutenção, a recuperação ou o melhoramento dos serviços ambientais ou ecossistêmicos.
A audiência pública sobre o tema, a ser realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas, contará com a presença da secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Nádia Cristina d'Avila Ferreira; do coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas, João Henrique Souza Talocchi e do coordenador de Pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Antonio Ocimar Manzi.
Redução de risco
A segunda audiência da comissão acontecerá na próxima terça-feira (23) e tem o objetivo de discutir, entre outros temas, a preparação do Brasil para a 4ª Plataforma Global para Redução de Riscos de Desastres, fórum mundial que reúne governos e sociedade civil a cada dois anos para ampliar o grau de conscientização, reiterar compromissos assumidos, compartilhar experiências e orientar ações prioritárias no que ser refere à redução do risco de desastres.
Foram convidados para a audiência pública o deputado federal Glauber Braga; o secretário nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Humberto Viana; o chefe da Coordenação Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores, Minton Rondó e o diretor de Licenciamento e Avaliação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Daniel do Couto Silva. O debate terá início às 11h na sala 13 da ala Alexandre Costa.
19/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pagamento por serviços ambientais está em debate
Comissão realiza debate sobre pagamento de serviços ambientais
CCT debate pagamento por serviços ambientais no âmbito do Código Florestal
Comissão de Mudanças Climáticas debate projeto que institui pagamento por serviços ambientais
Defesa Civil participa de encontro sobre redução de riscos de desastres naturais
Casildo relata participação em evento sobre redução de riscos de desastres naturais