Casildo relata participação em evento sobre redução de riscos de desastres naturais



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) relatou nesta segunda-feira (27) sua participação na 4ª Plataforma Global de Redução de Riscos em Desastres Naturais, realizada na semana passada em Genebra, Suíça. O principal tema do encontro, de acordo com o senador, girou em torno de mecanismos e investimentos em prevenção e recuperação a desastres naturais.

Casildo informou que, nos últimos 20 anos, 64% da população mundial foi afetada por algum tipo de desastre natural, com aumento ano a ano dos prejuízos econômicos associados a esses eventos. A maioria das pessoas atingidas por desastres naturais (95%) encontra-se nos países em desenvolvimento, com muitas vítimas entre mulheres, crianças e idosos, acrescentou o senador.

Ele lembrou que o Brasil é um dos 168 signatários do Plano de Ação de Hyogo, tratado internacional que prevê ações até 2015 para redução dos impactos dos desastres naturais e preparação das comunidades para prevenção, enfrentamento e superação aos desastres.

O parlamentar disse ainda que o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas do governo federal prevê investimentos de R$ 18,8 bilhões até 2014. Ele aproveitou para defender o projeto de sua autoria (PLS 14/200-Complementar) que institui a Contribuição sobre Seguros.

– Através de uma ferramenta que podemos chamar de ‘transferência de risco’, as seguradoras contribuiriam com 1% do valor de cada seguro eletivo adquirido no país. Com isso, teriam significativa redução no pagamento de indenizações, uma vez que o investimento reduziria a ocorrência de desastres.

O valor permitiria, de acordo com ele, uma arrecadação, em valores atuais, de aproximadamente R$ 2,5 bilhões, que seriam repartidos, em três medidas iguais, entre União, estados e municípios.



27/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Defesa Civil participa de encontro sobre redução de riscos de desastres naturais

Evento: Workshop em comemoração ao Dia Internacional de Redução de Desastres Naturais

Mais municípios com riscos de desastres naturais serão monitorados

Governo lança Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres Naturais

Brasil e Japão firmam acordo para gerenciamento de riscos de desastres naturais

Casildo elogia plano de prevenção de desastres naturais, mas cobra marco regulatório