CMMC discute Plano de Agricultura de Baixo Carbono na terça-feira



A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) realiza audiência pública, na próxima terça-feira (1º), às 14h, para debater o programa Agricultura de Baixo Carbono, bem como as ações que visem alcançar os objetivos estabelecidos na Política Nacional sobre Mudanças do Clima.

A reunião atende ao plano de trabalho da comissão aprovado no início de outubro.

O programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) foi criado em junho de 2010 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o objetivo de aliar produção de alimentos e bioenergia com redução dos gases de efeito estufa.

De acordo com informações do ministério, o programa ABC incentiva processos tecnológicos que neutralizam ou minimizam os efeitos dos gases de efeito estufa no campo a serem adotados pelos agricultores nos próximos anos.

As ações do programa ABC estão inseridas no Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011 e prevêem aplicação de R$ 2 bilhões em técnicas que garantem eficiência no campo, com balanço positivo entre seqüestro e emissão de dióxido de carbono. Estão garantidos recursos a agricultores e cooperativas com limite de financiamento de R$ 1 milhão por beneficiário. O crédito será financiado com taxas de juros de 5,5% ao ano e prazo de desembolso de 12 anos.

Para debater o assunto foram convidados o professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) Eduardo Viola; um representante do Ministério do Meio Ambiente; e um representante do Ministério da Agricultura.



27/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capacitação é prioridade no plano de agricultura de baixo carbono

Ministério da Agricultura apresenta plano de emissão de baixo carbono no FST

Mato Grosso elabora plano de participação no Programa Agricultura de Baixo Carbono

Representantes do governo apresentam plano para a agricultura de baixo carbono no Brasil

CMMC define plano de trabalho na terça-feira

Ações do Programa de Baixo Carbono serão apresentadas nesta terça-feira (5)