Capacitação é prioridade no plano de agricultura de baixo carbono



Para incentivar os produtores a aderirem ao Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) e divulgar os benefícios das técnicas disseminadas pelo programa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) intensificará as ações de capacitação junto aos técnicos, agricultores e demais agentes do setor agropecuário brasileiro em 2012. O objetivo é mobilizar o setor em todas as regiões do País para que as tecnologias sejam difundidas e cada vez mais propriedades as utilizem e, dessa maneira, haja menos emissão de carbono na atmosfera.

Em 2011, os técnicos de Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso receberam treinamento com um curso introdutório. Em outros oito estados brasileiros, houve seminários de sensibilização para que os diferentes agentes que atuam na promoção de uma agricultura mais sustentável entendam a importância do tema. Durante os encontros, são também identificados parceiros que podem colaborar na elaboração do Plano ABC Estadual. A intenção é que cada local tenha uma estratégia específica, de acordo com suas características próprias.

O Mapa irá trabalhar com agentes multiplicadores do Plano ABC no Brasil todo e pretende, até o fim de 2012, fazer com que os produtores rurais também tenham acesso aos treinamentos.  A capacitação fará com que mais técnicos estejam aptos a criar projetos utilizando tecnologias de baixa emissão de carbono e, dessa maneira, tenham acesso ao crédito agrícola disponibilizado pelo Plano ABC, colocando em prática as tecnologias propostas, e promovendo uma agropecuária cada vez mais sustentável.

Plano ABC

O Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) foi criado pelo governo federal para atender aos compromissos voluntários assumidos na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), de redução significativas das emissões de gases de efeito estufa geradas pela agropecuária. O plano pretende evitar a emissão de 165 milhões de toneladas equivalentes de CO2 nos próximos dez anos.

Um dos componentes do Plano ABC é uma linha de crédito exclusiva – o Programa ABC – que busca facilitar ao produtor rural a implantação de sistemas de produção que reduzam as emissões de gases efeito estufa (GEE). No total, os projetos de investimento voltados a esses sistemas de produção já têm disponibilizados, via Plano Safra, cerca de R$ 3,15 bilhões. De junho a novembro, os cinco primeiros meses deste Plano Safra, foram liberados R$ 178,1 milhões pelo Programa ABC.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 



30/12/2011 17:01


Artigos Relacionados


Ministério da Agricultura apresenta plano de emissão de baixo carbono no FST

CMMC discute Plano de Agricultura de Baixo Carbono na terça-feira

Mato Grosso elabora plano de participação no Programa Agricultura de Baixo Carbono

Representantes do governo apresentam plano para a agricultura de baixo carbono no Brasil

Parlamentares pedem incentivos à agricultura de baixo carbono

Fórum sobre agricultura de baixo carbono acontece no Rio Grande do Sul