CMO está reunida para votar Orçamento de 2012



A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) está reunida para votar a lei orçamentária para 2012 (PLN 28/11). A falta de acordo entre governo e oposição quanto ao reajuste para servidores do Judiciário e aposentados e quanto às obras que terão recursos bloqueados em razão de indícios de irregularidades tem dificultado a aprovação da matéria, que ainda precisa passar por votação do Congresso.

O auditório onde se realiza a reunião, na Câmara, está lotado com a presença de servidores do judiciário e do Ministério Público e aposentados, que contam com o apoio da oposição e de outros parlamentares.

Ao abrir a reunião, o presidente da CMO, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou que não haverá mais adiamentos para a votação do Orçamento.

- Hoje nós vamos ter ininterruptamente as reuniões até enquanto a Comissão de Orçamento, através de seu plenário, decidir e determinar. Da minha parte não vai haver mais nenhum adiamento nem nenhum tipo de suspensão até o momento da deliberação. Vou sentar nesta cadeira e não vou sair mais, com a graça de Deus, até o momento. Tenho absoluta certeza de que todos nós vamos cumprir o nosso papel - disse. 

No começo da manhã, o senador Paulo Paim (PT-RS) e o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) se reuniram com representantes dos aposentados, que pedem aumento de 11,7% em 2012 - sendo que o governo só oferece a reposição da inflação, ou seja, 6,3% de reajuste.Durante a reunião, surgiu a possibilidade de acordo, desde que a presidente Dilma Rousseff se comprometa a implementar uma política efetiva e permanente de recomposição dos benefícios a partir do próximo ano. Com relação aos servidores do Judiciário, que pedem reajuste de 56%, ainda não há acordo.

Está sendo discutido, neste momento, o relatório do Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras com Indícios de Irregularidades Graves (COI), elaborado pelo deputado Weliton Prado (PT-MG). A oposição quer incluir as obras da refinaria Abreu e Lima, no Recife, na lista de empreendimentos com bloqueio orçamentário para o ano que vem.

Depois de votar esse relatório do COI, a comissão tentará chegar a acordo para aprovar o relatório do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) sobre o Orçamento de 2012. Se o texto for aprovado, o Congresso Nacional deverá se reunir logo em seguida para votá-lo e encaminhá-lo à sanção da presidente Dilma Rousseff.

Mais informações a seguir



22/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso terá sessão para votar Orçamento de 2012 ainda esta noite

CMO está reunida para votar LDO

CAE está reunida para votar projetos

CPI da Pedofilia está reunida para votar requerimentos

Comissão de Educação já está reunida para votar pauta

CAE está reunida para votar cinco operações de crédito externo