CNPq e instituto dos EUA vão promover workshops entre pesquisadores



O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Programa de Iniciativas Internacionais em Ciência e Tecnologia (Programa Misti) do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, vão cofinanciar a promoção de workshops e visitas de curta duração entre grupos de pesquisadores do Brasil e do MIT.

A carta de intenções entre os dois órgãos foi assinada na terça-feira (6), em Brasília. Participaram do acordo o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, e o representante do Misti, Ben Schneider, além do diretor de Cooperação Institucional, Manoel Barral Netto, e do coordenador geral de Cooperação Internacional, Marcio Ramos, do CNPq.

A parceria integra os esforços do programa Ciência sem Fronteiras, que objetiva conceder 75 mil bolsas até 2014, para que brasileiros estudem nas melhores universidades do mundo, além de atrair jovens talentos e pesquisadores de excelência de outros países para o Brasil.

Nas chamadas conjuntas, cada parceiro financia a participação de seus próprios pesquisadores. O Misti cobrirá as despesas de viagem e workshops no MIT e o CNPq financiará bolsas de pós-graduação e as despesas de viagem dos pesquisadores brasileiros, além dos custos de workshops no Brasil. As primeiras seleções estão previstas para ocorrer ainda este ano.

 

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



08/12/2011 10:32


Artigos Relacionados


Seminário do CNPq avalia projetos de pesquisadores em empresas

CNPq recebe pesquisadores que participam da reunião do PELD

Projetos de pesquisadores do Inpa terão apoio do CNPq

CNPq cria ferramenta para orientar pesquisadores sobre importação de equipamentos e materiais

CNPq divulga terceira chamada para atrair pesquisadores para empresas

CNPq recebe inscrições para edital que seleciona pesquisadores para atuarem em empresas