CNPq recebe pesquisadores que participam da reunião do PELD



Começou no dia 25 de setembro, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), a oitava reunião do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD). O encontro vai apresentar os resultados obtidos pelo programa desde sua implementação.

A Diretora Interina de Ciências Agrárias, Biológica e da Saúde (DABS), Raquel Coelho, que abriu o encontro, destacou a importância da reunião do PELD para o desenvolvimento de estudos de longa duração. “É importante porque nos permite acompanhar o que está acontecendo com os diversos biomas ao longo do tempo, que são pedaços do nosso meio ambiente”.

A diretora citou ainda a importância da parceria com as FAPs, as fundações de amparo à pesquisa estaduais, que têm a missão de fomentar as pesquisas que são relevantes para cada estado. “A participação das FAPs neste processo possibilitou uma ampliação dos recursos disponíveis para o programa”, disse Raquel Coelho.

Logo na abertura foi lançado o Repositório de Dados do PELD, localizado no site do Sistema de Informação Sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). O repositório auxiliará pesquisadores e instituições sem bancos de dados próprios, possibilitando o compartilhamento de dados, além de ser uma ferramenta de busca para acesso aos metadados e posterior apresentação de resultados de pesquisa (se disponibilizados pelo autor) para o público em geral.

A reunião conta também com sessões paralelas com exposição de posters, esclarecimentos sobre o repositório de dados, palestra sobre a Lei de Acesso a Informação (LAI) e lançamento do livro síntese dos dez primeiros anos do PELD. Haverá, ainda, avaliação do programa pelos consultores do comitê científico e reunião do comitê gestor do programa.

PELD - O Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) representa uma iniciativa pioneira de financiamento de pesquisa a longo prazo e vem sendo executado sob a responsabilidade do CNPq desde 1997.

Atualmente há 31 sítios de pesquisas em funcionamento, distribuídos pelo conjunto dos biomas brasileiros. O PELD vem se destacando no cenário da pesquisa em ecologia no país pela sua relevância na formação de recursos humanos e na consolidação de sítios e equipes de pesquisa com abordagem de longa duração. O programa é regulamentado pela RN 023/2011.

Fonte: CNPq



18/10/2013 11:38


Artigos Relacionados


CNPq recebe inscrições para edital que seleciona pesquisadores para atuarem em empresas

Seminário do CNPq avalia projetos de pesquisadores em empresas

CNPq e instituto dos EUA vão promover workshops entre pesquisadores

Projetos de pesquisadores do Inpa terão apoio do CNPq

CNPq cria ferramenta para orientar pesquisadores sobre importação de equipamentos e materiais

Pesquisadores da USP participam de operação na Antártida