Codevasf apresenta tecnologias do Água para Todos em evento



A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participa até a próxima sexta-feira (22) do XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XX SBRH), que ocorre paralelamente à Expohidro – Exposição de Recursos Hídricos da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Hídricos), na cidade de Bento Gonçalves (RS).

O evento conta com o apoio da Companhia, que exibe em seu estande um kit de irrigação idêntico aos que são entregues a famílias atendidas pelo programa Água para Todos com sua vertente Segunda Água. A abertura do evento, oficializada neste domingo (17), contou com a presença doministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, que na ocasião visitou o estande da Codevasf.

Cada kit de irrigação tem capacidade para irrigar áreas de até 500 metros quadrados, num sistema de gotejamento por gravidade. A implantação dos kits é uma ação conjunta dos programas Água Para Todos (Segunda Água) e Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária (Inclusão Produtiva), ambos vinculados ao Plano Brasil Sem Miséria. Os recursos são provenientes da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

Os beneficiados pelos kits de irrigação são famílias que se encontram em situação de extrema pobreza e que possuem condições de usar o equipamento – familiaridade com atividades agrícolas, área própria para cultivo e fonte de acesso à água. Instituições parceiras da Codevasf são responsáveis por prestar assistência técnica aos produtores. 

Apresentação sobre cisternas

Durante o evento, técnicos da Codevasf apresentarão ao público o trabalho desenvolvido pela empresa no âmbito do programa Água para Todos com a instalação de cisternas de abastecimento humano. A apresentação será baseada no artigo “A Inovação Tecnológica de Cisternas no Programa Água Para Todos”, publicado por Carlos Hermínio de Oliveira, juntamente com o coordenador regional do programa em Alagoas, Eduardo Motta, e a especialista em economia doméstica Eleniz Soares Lisboa, técnica da Companhia. 

“O objetivo do artigo foi levar para um evento nacional de credibilidade a apresentação e discussão de mais uma alternativa tecnológica do programa Água para Todos, no caso a cisterna de polietileno para consumo, que vem sendo bastante aceita no seio da sociedade, com vistas ao seu aprimoramento na busca de mais agilidade na sua implantação, garantindo assim água reservada e de boa qualidade”, diz Carlos Hermínio. 

De acordo com o artigo, que utilizou Alagoas como estudo de caso, decorridos quinze meses do programa Água Para Todos, foram constatados resultados significativos na qualidade da água armazenada e com reflexos positivos na saúde das 361 mil pessoas beneficiadas com 72.252 cisternas de polietileno instaladas em 103 municípios, destacando-se o efetivo envolvimento da sociedade por meio dos Comitês Gestores Municipais e das Comissões Comunitárias formadas.

Somente em Alagoas, 48 mil pessoas foram beneficiadas pela Codevasf por meio do programa Água Para Todos. Como base da organização social que alicerça o programa, foram constituídos em Alagoas 5 Comitês Gestores Municipais e 272 Comissões Comunitárias, 62 escolas, com um total de 5.443 alunos atendidos e 22 postos de saúde, beneficiando 1.635 pacientes por dia. “A divulgação dos resultados sociais e tecnológicos obtidos pela Codevasf na implementação do Programa no principal fórum de recursos hídricos do Brasil é de fundamental importância, uma vez que possibilita a sociedade conhecer alternativas eficazes e emergenciais de acesso à água de boa qualidade", afirma Eduardo Motta. 

Água Para Todos 

Os reservatórios implantados pela Companhia são de polietileno e têm entre suas principais características a simplicidade do processo de instalação, a resistência e a vedação do armazenamento. O abastecimento ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos – a água é própria para saciar a sede e para o preparo de alimentos. Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que os beneficiados guardem com segurança a água provida por carros-pipa. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.

A indicação dos beneficiários do programa é responsabilidade de comitês gestores municipais e comissões comunitárias, compostos por representantes da sociedade civil, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas e poder público municipal. 

Os comitês devem observar em suas indicações as diretrizes do programa: os beneficiários devem ser famílias que residam em áreas rurais, vivam em situação de extrema pobreza ou pobreza – o que significa possuir renda per capita mensal de até R$ 140 –, tenham carência de acesso a água e possuam inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Aposentados que vivam exclusivamente da renda previdenciária, assim como escolas e postos de saúde situados em comunidades assistidas pelo programa, também estão entre os beneficiados. O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional.

Fonte: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba



19/11/2013 15:55


Artigos Relacionados


Codevasf mostra tecnologias do Água para Todos em evento

Programa Água para Todos levará água potável para mais de dez mil famílias do Amazonas

Abertas inscrições para evento sobre banda larga e tecnologias da informação

Codevasf levará água a 200 mil pessoas do semiárido

Exposição apresenta tecnologias para convivência com a seca

Embrapa apresenta tecnologias para incentivar informatização do campo