Codevasf realiza intercâmbio com foco em projetos europeus
Conhecer experiências bem-sucedidas de países europeus em assuntos relacionados a importantes ações em execução pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma das finalidades da viagem técnica realizada por representantes da Companhia à França e aos Países Baixos. O study tour, com duração de uma semana, encerra-se nesta sexta-feira (7).
As reuniões e visitas de campo dos assessores da Codevasf Athadeu Ferreira e Karla Arns vão contribuir para o trabalho da empresa em projetos como os estudos do Corredor Multimodal do rio São Francisco e a gestão do Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).
Na primeira etapa da viagem os assessores conheceram o Centro de Controle e Comando da Transposição de Água da Região de Nimes, próximo à cidade de Marselha, no sul da França, para verificar o modelo de gestão aplicado na bacia no rio Rhône. O centro da transposição de Nimes consiste em sistemas que possibilitam a distribuição de mais de 100 milhões de metros cúbicos de água por ano, a partir de barragens e reservatórios, o que garante abastecimento de água potável para mais de um milhão de pessoas.
“Nós vamos verificar essa expertise na gestão e nos centros de comando de uma estrutura hidráulica muito grande para, depois de otimizar e adequar, subsidiar ações na área de atuação da Companhia. Lá eles têm tradição nesse tipo de empreendimento que, além do abastecimento humano, atende às necessidades de irrigação, indústria, agricultores e saneamento da região”, explica o assessor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Athadeu Ferreira.
Na segunda etapa da viagem, os técnicos da Codevasf – acompanhados de representantes do Banco Mundial – estão visitando experiências de projetos de corredor multimodal em Roterdã, cidade dos Países Baixos. A visita é organizada no âmbito dos estudos de alternativas para implantação de um corredor multimodal no rio São Francisco.
“As visitas contribuirão para o aperfeiçoamento das atividades da Codevasf nos trabalhos de planejamento e implementação da gestão operacional do PISF e nos estudos do Corredor Multimodal do rio São Francisco”, afirma a assessora da presidência da Codevasf Karla Arns. “Os conhecimentos acessados nesta viagem poderão ser incorporados aos projetos e programas em curso, bem como serão socializados com o conjunto da equipe de trabalho”, completa.
O Ministério da Integração Nacional (MI) e suas instituições vinculadas vêm empreendendo esforços na execução de ações de infraestrutura regional. As obras da transposição do rio São Francisco e o projeto do Corredor Multimodal do rio São Francisco são duas ações nas quais o MI, com a participação da Codevasf, busca conhecimento tecnológico em locais de excelência para qualificar os trabalhos em sua área de abrangência.
Corredor Multimodal
As alternativas apontadas para implementação do Corredor Multimodal de Transportes do rio São Francisco preveem a revitalização e a integração das estruturas hidroviária, rodoviária, ferroviária e portuária dos estados que compõem a bacia hidrográfica do rio, tendo como eixo condutor a hidrovia. A Codevasf atua como financiadora desses estudos, que estão sendo realizados pelo Banco Mundial a partir da análise da área de influência do corredor – que inclui todos os estados do Nordeste, mais parte de Tocantins, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal – e das melhores práticas internacionais em transportes hidroviários e corredores multimodais.
Por meio do contrato com a Codevasf, o Banco Mundial busca prestar o suporte técnico necessário para a implantação do modelo mais apropriado para o desenvolvimento do Corredor, focando na autossustentabilidade e na participação de diversas entidades públicas. O produto final será um plano de ação para a implantação do Corredor Multimodal, pelo governo federal, com os modelos mais apropriados de gestão e financiamento.
“Buscamos promover o desenvolvimento e a integração regional e temos especial interesse em viabilizar economicamente os projetos de irrigação que mantemos. O uso do rio São Francisco para transporte de mercadorias é uma medida eficiente e de baixo custo na comparação com o uso de outros meios de transporte”, destaca o presidente da Codevasf, Elmo Vaz.
De acordo com o Banco Mundial, o Corredor Multimodal do rio São Francisco tem potencial para reduzir custos logísticos no fluxo de cargas na região. A bacia do rio São Francisco cobre uma área de aproximadamente 640 mil quilômetros quadrados, onde o principal meio de transporte de cargas é o rodoviário. O elevado peso dos veículos leva à rápida degradação das rodovias, o que aumenta os custos totais de produção. Além disso, estudos indicam o transporte hidroviário como mais seguro, ambientalmente sustentável e economicamente eficiente.
Em 2012, o governo federal instituiu um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para acompanhar e monitorar o projeto de estudos do corredor. A Codevasf é integrante do grupo ao lado dos ministérios dos Transportes e da Integração Nacional, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq) e do governo da Bahia – esse último como membro convidado.
PISF
O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) foi concebido pelo Ministério da Integração Nacional, que também é o responsável pela implantação das obras. A Codevasf, empresa pública vinculada ao MI, foi designada, por meio de portaria ministerial, para desempenhar as funções de operadora federal no Sistema de Gestão do PISF. Caberá à Codevasf receber a infraestrutura implantada pelo MI ao longo do projeto (canais, estações de bombeamento, equipamentos eletromecânicos etc.) para exercer as atividades de gestão, operação e manutenção.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco busca assegurar a oferta de água, em 2025, a cerca de 12 milhões de habitantes de 390 municípios do agreste e do sertão de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Com investimentos previstos de R$ 8,2 bilhões, o PISF é a maior obra de infraestrutura hídrica para usos múltiplos executada diretamente pelo governo federal, sob a coordenação do Ministério da Integração Nacional.
Fonte:
06/03/2014 16:39
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