Fapesp/CNRS selecionam projetos de intercâmbio de pesquisadores



Processo de seleção pública de projetos de intercâmbio Brasil/França faz parte do convênio de cooperação científica entre a Fapesp e o Centro Nacional

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) abriram processo de seleção pública de projetos de intercâmbio de pesquisadores entre Brasil e França, no âmbito do Convênio de Cooperação Científica entre a FAPESP e o CNRS, firmado em 2004.

Pela Fapesp, poderão se inscrever pesquisadores responsáveis por projetos nas modalidades Auxílio a Pesquisa e Projetos Temáticos ou desenvolvidos no âmbito dos programas Apoio a Jovens Pesquisadores e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid). Pelo lado francês, poderão participar pesquisadores trabalhando em instituições de pesquisa daquele país e que possam receber apoio do CNRS.

Serão considerados projetos nas áreas de astrofísica e astronomia, biologia molecular e genômica, geociências, informática, materiais e nanotecnologia, química, engenharias, fontes renováveis de energia, agrotecnologia, matemática pura e aplicada, física, fotônica, óptica, ciências humanas e sociais, bem como em outras áreas nas quais haja colaborações em atividades de pesquisa e desenvolvimento entre pesquisadores no Estado de São Paulo e pesquisadores na França.

Cada projeto deverá ter a duração de, no máximo, 36 meses. As propostas serão recebidas até o dia 26 de novembro. Chamadas de propostas para a seleção foram emitidas simultaneamente pelas duas instituições.

Texto integral da chamada de propostas FAPESP/CNRS 2007: www.fapesp.br/cnrs2007

Da Fapesp

(C.C.)



10/22/2007


Artigos Relacionados


Pesquisa: Fapesp e Grupo Ouro Fino selecionam pré-projetos na área de saúde animal

Capes seleciona pesquisadores para projetos de intercâmbio na Argentina

Fapesp e Universidade de Surrey recebem chamadas para intercâmbio

Intercâmbio promove qualificação de pesquisadores

Fapesp abre solicitação de apoio para pesquisadores

Intercâmbio leva pesquisadores estrangeiros à telemedicina da USP