Código Florestal passou na Câmara sem que deputados conhecessem o texto, afirma Sarney Filho
O deputado Sarney Filho afirmou que, na Câmara dos Deputados, a proposta de atualização do Código Florestal (PLC 30/11) foi votada sem muito conhecimento do texto pelos deputados. Ele respondeu a questionamento do senador Paulo Davim (PV-RN) sobre a forma como a proposta foi tratada naquela Casa.
Sarney filho disse que na Câmara, instituições como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), não foram ouvidas em razão da condução de setores interessados na aprovação do texto da forma como está. Ele disse que a bancada ruralista na Câmara é muito grande e influente e, como exemplo, informou que, na legislatura passada, a Comissão de Meio Ambiente tinha em seu quadro maior número de deputados ruralistas do que de ambientalistas.
O deputado informou que a aprovação pela Câmara já está sendo interpretada como permissão para desmatar sem que haja punição. Ele disse esperar que o Senado mude essa realidade, ao discutir amplamente o assunto, como tem feito.
Ele falou em audiência conjunta das comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Meio Ambiente (CMA) e Ciência e Tecnologia (CCT).
Mais informações a seguir
24/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Câmara aprova texto do novo Código Florestal
SARNEY FILHO VAI A ACM EM DEFESA DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL
Anibal Diniz diz que texto da Câmara para Código Florestal traz insegurança jurídica
Novo Código Florestal é aprovado e volta à Câmara dos Deputados
Petecão elogia relator do Código Florestal na Câmara dos Deputados
Sarney Filho aponta retrocessos no Código aprovado na Câmara